Restos de Colecção: Esplanada e Garagem Monumental

14 de outubro de 2018

Esplanada e Garagem Monumental

O conjunto "Esplanada Monumental", e “Garagem Monumental”, propriedade da firma “Garagem Monumental, Lda.” foi inaugurado, em 7 de Maio de 1931 pelo Presidente da República General Óscar Fragoso de Carmona, na Avenida Álvares Cabral, em Lisboa.

“Esplanada Monumental” com a “Garagem Monumental” a seu lado com fachada em ferro

Esplanada Monumental (04-06-1932).1

A propósito o jornal “Diario de Lisbôa” noticiava:

«Inaugura-se amanhã, na Avenida Alvares Cabral, a Esplanada Monumental, um novo cinema ao ar livre, instalado num majestoso edifício devido ao traço do distinto arquitecto sr. Raul Martins. Lisboa fica contando, pois, a partir de amanhã, com uma nova casa de espectaculos, que se inaugura com a exibição do celebre filme "Caçador de Imagens".»

No dia seguinte, o mesmo jornal, prosseguia ...

«Com a assistencia do sr. Presidente da Republica, foi ontem inaugurada a Esplanada Monumental, que fica explorando cinema ao ar livre e concêrtos musicais.
O majestoso edificio, na Avenida Alvares Cabral, esteve fartamente concorrido, sendo todos unanimes em elogiar as suas magnificas instalações.»

Anúncio à "Garage Monumental, Lda." em 24 de Março de 1924

Este conjunto modernista, com motivos de art déco na fachada, foi projectado, pelo arquitecto Raúl Martins (1892-1934) - que já tinha projectado o primeiro “Cinema Europa” inaugurado em 14 de Fevereiro de 1931 - e promovido pelo construtor civil tomarense Clemente Vicente, e que incluía a "Garagem Monumental", esplanada com Cinema ao ar livre na cobertura do edifício, sala para festas, bailes e exposições, sala de bilhar e uma "fonte monumental".

Esplanada com cinema ao ar livre e cabine de projecção ao fundo

                                  Salão de festas, bailes e exposições                                      Cartaz em 13 de Junho de 1931

 

                      11 de Junho de 1931                                                               31 de Dezembro de 1931

 

A “Esplanada Monumental”, encerraria no primeiro semestre de 1932 para adaptação à projecção de filmes sonoros, para a qual adquiriu o sistema “Tobis Klangfilm”, e reabriria em 4 de Junho de 1932, sob a nova designação de “Esplanada Alvares Cabral”.

  

Última aparição da “Esplanada Alvares Cabral” no “Cartaz” do “Diario de Lisbôa” em 8 de Dezembro de 1932

Menos de um ano depois, e depois de reformulada, ampliada e coberta o piso de cinema ao ar livre, a “Esplanada Álvares Cabral”, e sob a nova designação de “Jardim-Cinema”, reabria em 22 de Maio de 1933. Foi escolhido para a inauguração o filme “Pernas ao Ar “. Com uma nova sala coberta e com capacidade para 894 espectadores, tornava-se numa das maiores salas de cinema de Lisboa. No final da década de 30 do século XX a sua capacidade viria a ser reduzida para 705 lugares.

Conjunto “Jardim Cinema” e “Garagem Monumental”, dentro da elipse desenhada

E em 4 de Fevereiro de 1933 ...

Nova sala de cinema “Jardim Cinema”, resultado da cobertura da esplanada

Quanto à restante história ilustrada do “Jardim Cinema”, consultar, neste blog, o seguinte link: “Jardim Cinema”.

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais)

2 comentários:

Anónimo disse...

Fartava-me de ir aí em adolescente! Não morava longe e os filmes de "reprise", como então se dizia, não eram maus de todo. Segundo me contavam, de casa dos meus avós via-se o clarão, e por vezes o som, dos filmes que passavam quando o cinema ainda era ao ar livre! E as cadeiras de palhinha originais mantiveram-se anos 70 fora. Nelas me sentei.
Cumprimentos
Gonçalo

Pedro disse...

O famoso "Palhinhas" ou "Vergas", assim chamado pelo material com que eram feitas as cadeiras do cinema.
Já só conheci o salão de jogos, onde bem escondidas no 1º andar, ainda se podiam ver amontoadas algumas dessas cadeiras. Estudei lá perto e de quando em vez, lá se ia jogar um snooker ou uma matraquilhada.