Restos de Colecção: Joalharia Ferreira Marques

23 de outubro de 2018

Joalharia Ferreira Marques

A Joalharia “Ferreira Marques, Filhos." localizada na Praça D. Pedro IV (Rossio) em Lisboa, e fundada por Adriano Ferreira Marques, abriu as suas portas em 22 de Julho de 1926. Recordo neste mesmo ano, tinha sido inaugurada, em 15 de Janeiro, a Joalharia do Carmo”, na Rua do Carmo, em Lisboa.

Esta Joalharia tem a sua origem na firma portuense de ourivesaria, a “Ferreira Marques & Irmãos”, por sua vez sucessora da “Ourivesaria Manuel José Ferreira Marques”, fundada em 1874 por Manuel José Ferreira Marques também , na cidade do Porto. Seria a “Ferreira Marques & Irmãos”, que em 1935 fundaria a marca “Topázio” de criações para ourivesaria.

Manuel José Ferreira Marques

23 de Dezembro de 1896

1926

A propósito desta marca, a revista especial dedicada aos Centenários de “O Século”, em 1940, escrevia:

«Topázio é uma marca de serviço das melhores ourivesarias! Topázio é sinónimo de encanto, de elegância e de beleza.
Esta casa apresenta, com esta marca,as maias variadas novidades em filigranas e pratas. São célebres as filigranas Topázio - e os seus tipos regionais. São, igualmente, dignas de aprêço as pulseiras em estilo clássico e moderno. Em resumo: Topázio, apresenta tôdas as mais variadas criações.»

Dentro da elipse desenhada a loja que viria a ser ocupada, a partir de 1926 pela Joalharia “Ferreira Marques, Filhos."

 

Construção da loja (com tapumes) da “Ferreira Marques, Filhos”

1926

Praça D. Pedro IV, aquando da tentativa de golpe em 22 de Julho de 1928, com a “Ferreira Marques, Filhos." à direita na foto do Arco do Bandeira

Visão diurna e nocturna da Joalharia “Ferreira Marques, Filhos." nos anos 50 do século XX

  

Nome de referência na área da decoração e artes da mesa em prata (serviços de chá e café, faqueiros, etc.), a “Ferreira Marques & Irmão” - mais conhecida pela marca Topázio - tem 143 anos de existência.

A “Joalharia Ferreira Marques, Lda." , foi palco de algumas cenas exteriores e interiores, no filme de James Bond (007), “Ao Serviço de Sua Majestade”, de 1969. Curiosamente, a filmagem da referida cena implicou tanto aparato, na altura, em termos de maquinaria e de figurantes, que assustaria Adriano Ferreira Marques que se pôs em fuga do local, incomodado com a situação …

Dois fotogramas do filme de James Bond (007), “Ao Serviço de Sua Majestade”, de 1969

Em 2003, esta Joalharia foi alvo de trabalhos de remodelação, segundo projecto da arquitecta Fernanda Lamelas, tendo existido «um cuidado especial em manter e recuperar todos os elementos originais, fachada, tectos, etc, criando-se interiormente nas vitrines uma nova forma de expor e uma correcta iluminação. Alguns elementos modernos foram integrados e convivem harmoniosamente neste espaço histórico de Lisboa.» sin: site “Fernanda Lamelas Atelier de Arquitectura”.

 

 

 

Actualmente a “Joalharia Ferreira Marques, Lda.", com José Filipe Marques - bisneto do fundador Adriano Ferreira Marques - como sócio-gerente e proprietário, comercializa joalharia, ourivesaria, pratas, filigrana e relógios.

Quanto à sua decoração interior e exterior, mantém-se praticamente na mesma desde a sua inaguração, embora com melhor iluminação e com outra disposição, consequêncai da remodelação efectuada em 2003 e atrás mencionada. A fachada é em estilo “Arte Nova”, construída em ferro e vidro colorido, encimada com um magnífico alpendre. O espaçoso salão interior está decorado com mobiliário composto de bancadas e armários-vitrine, folheados a olho-de-perdiz, colunas em mármore de Itália, tectos em moldura em estuque e a parede ao fundo registando o elegantíssimo monograma “FM”, encimado por pintura do retratista Seruya. Realce também para a pequena cabine onde até há poucos anos trabalhava o contabilista e vários galardões expostos. 

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Hemeroteca Municipal de Lisboa, Fernanda Lamelas Atelier de Arquitectura

Sem comentários: