Restos de Colecção: Hotel Serra da Estrela

26 de dezembro de 2014

Hotel Serra da Estrela

O “Hotel Serra da Estrela” , localizado a 1500 metros de altitude, nas Penhas da Saúde, a 9 km da Covilhã e em pleno coração do “Parque Natural da Serra da Estrela”, foi construído inicialmente, como “Pensão Serra da Estrela” nos anos 30 do século XX. Não consegui praticamente nenhuma informação histórica acerca deste equipamento hoteleiro, mesmo consultando o seu site oficial … o que lamento. Mesmo assim, ficam as fotos históricas, seu enquadramento histórico possível, e descrição das suas instalações actuais.

“Hotel Serra da Estrela” numa foto dos anos 50 do século XX

Movimento turístico junto à “Pensão Serra da Estrela” (à esquerda na foto), nos anos 30 do século XX

Artigos na “Revista do Turismo” em Julho de 1922 e em Novembro de 1923

    

“Hotel Serra da Estrela”

 

Este Hotel é a única unidade hoteleira localizada em plena Serra da Estrela, como já foi referido, a uma altitude de 1550 metros. A região da Serra da Estrela, mais especificamente a zona das Penhas da Saúde, apresenta um nível zero de poluição. A Serra da Estrela e mais concretamente a zona das Penhas da Saúde tem uma tradição secular no tratamento de doenças respiratórias, tal como o próprio nome indica Penhas que dão Saúde e bem estar a todos quantos frequentam e permanecem neste local de tão especificas e benéficas qualidades que apresenta. Sendo a época de Primavera e Verão a ideal por apresentar temperaturas mais temperadas, longos dias de sol e uma suave brisa de ar, que permitem que este seja um local muito agradável para percorrer ao ar livre, com uma envolvente ambiental única e elogiada por todos.

Outras unidades hoteleiras inauguradas na Serra da Estrela no início do século XX

“Grande Hotel dos Hermínios” em 1904

 

“Pensão Montanha”

 

“Pensão Estrela”

“Pousada de São Lourenço”, inaugurada em 14 de Março de 1948

 

O “Hotel Serra da Estrela”, que nos anos 70, e depois de uma ampliação e renovação projectada pelo arquitecto Francisco da Conceição Silva - o mesmo que tinha projectado o Hotel do Mar em Sesimbra, cuja 1ª fase foi inaugurada em 1963 -  no século XX chegou a ser pertença do extinto grupo “Torralta- Club Internacional de Férias, SARL”  - constituída em 1967 e pertença dos irmão José e Agostinho da Silva -, foi ao longo dos anos sofrendo obras de ampliação e renovação, é actualmente pertença do grupo “Turiestrela Hotels & Experiences”, que detém, em exclusivo, a exploração turística acima da cota dos 800 metros de altitude, na Serra da Estrela.

Este equipamento hoteleiro oferece 80 quartos assim distribuídos: 18 Classic; 44 Superior; 15 Luxo e 3 Suites. Quarto especialmente adaptado para hóspedes com mobilidade reduzida. Equipados com: LCD; Telefone; Cofre; Casa de banho privativa; Room Service, Minibar e Lavandaria, Restaurante Nave da Areia e Restaurante Medieval; Bar Trenó; Espaços de lazer; Salas de jogos; 2 campos de ténis; Estacionamento exterior privativo; Kids club; Cool Natura Boutique; Dharma SPA.

“Hotel Serra da Estrela”, actualmente

Actual.1

 

 

Recordo que, também na Serra da Estrela, o antigo “Sanatório das Penhas da Saúde”, propriedade da “CP - Caminhos de Ferro Portugueses” e inaugurado em 11 de Novembro de 1944, foi recentemente transformado na “Pousada da Serra da Estrela” e inaugurada em 1 de Abril de 2014. Acerca da história do Sanatório e da Pousada visitar neste blog o seguinte link: “Sanatório das Penhas da Saúde

“Pousada da Serra da Estrela” inaugurada em 1 de Abril de 2014

fotos in. Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Delcampe.net, Turistrela

Sem comentários: