Entre 26 e 28 de Agosto de 1949 disputou-se o “II Rallye de Miramar” e, como o nome indica, teve lugar em redor da praia de Miramar (Vila Nova de Gaia) no norte de Portugal. A prova, promovida pela secção regional Norte do “Automóvel Clube de Portugal” , foi vencida pela equipe formada por Jorge Seixas e Martinho Lacasta, num «Allard» M Type.
31 de Julho de 1949
26 de Agosto de 1949
«Allard» K1 Type de Jorge Seixas / Martinho Lacasta «Austin» Atlantic 90 Cabriolet
«Alfa Romeo» 6C 2500 Pininfarina Sport Cabriolet «Alfa Romeo» 6C 2500 Sport Touring, de 1947
Na foto anterior: Jorge Seixas- Allard M Type - Manuel Nunes Santos/Jaime Rodrigues - BMW 328 Coupé - Dr. Oliveira Martinho- BMW 327
«Allard» K1 Type «Jaguar» SS 100
«BMW» 328 Coupé «Simca» 8 1100, de 1948
Quanto aos resultados finais deste Rallye, e graças á gentileza de Ângelo Fonseca, consigo hoje, em 23 de Novembro de 2014, finalmente fornecê-los:
Classificação Geral:
1º - Martinho Lacasta em “Allard” V-8
2º - José Soares Cabral em “Allard” V-8
3º - Manuel Nunes dos Santos em “BMW”
4º - Clemente Menéres e António Joaquim Correia em “Ford”
5º - Ernesto Matorell em “Jaguar”
Categorias:
1ª Categoria
1º - Martinho Lacasta em “Allard” V-8
2º - José Soares Cabral em “Allard” V-8
3º - Manuel Nunes dos Santos em “BMW”
2ª Categoria
1º - Simon Knudsen Hansen em “H.R.G.”
2º - António Duarte Lopes em “Peugeot”
3º - José da Costa Oliveira em “Lancia”
3ª Categoria
1º - Joaquim Filipe Nogueira em “Simca”
2º - João Bizarro Soares e Cap. Francisco Nazareth em “Simca”
3º - João Bello Ortigão Ramos em “Simca”
Nota: Muito agradeço a Vera Futscher Pereira, proprietária do blog “Retrovisor” na gentil cedência das fotos, a Pedro Ferreira a sua habitual colaboração na identificação dos automóveis, assim como a seu irmão João Ferreira. Igualmente grato a Ângelo Fonseca na informação das classificações finais.
Fotos in: Retrovisor, InterClássico
6 comentários:
Caro José Leite,
ou muito me engano, ou o Joaquim Fonseca Nogueira, referido no lote de concorrentes, é o que foi o bem conhecido Joaquim Filipe Nogueira. Isto porque ele e os também aqui referidos, Ernesto Martorell, Nunes dos Santos e Manuel Palma, entre outros, eram nomes bem badalados durante a década de 50. Deduzo que, ou é uma gralha do jornal ou que ele, ainda pouco conhecido, seria identificado por Joaquim Fonseca Nogueira.
Eram tempos em que, para o Rallye de Monte Carlo, até havia partidas de Lisboa.
Cumprimentos,
João Celorico
Caro João Celorico
É possível que tenha razão.
Vou investigar melhor ...
Cumprimentos
José Leite
Caro José Leite,
já tive a confirmação do meu pressentimento. "Um jovem, quase desconhecido, Joaquim Filipe Nogueira,deu nas vistas ao vencer a III categoria, ao volante de um "Simca"".
Cumprimentos,
João Celorico
Caro João Celorico
Grato pela sua disponibilidade.
Já agora, se não fosse muito íncomodo, não me consegue fornecer a classificação final do rallye, para completar o artigo como deve ser?
Os meus cumprimentos
José Leite
Caro José Leite,
Muito gostaria de dar a informação que me pede mas eu entrei neste “post” apenas porque o meu “disco rígido” ainda me levou até ao fim dos anos 40 e seguintes, e onde esses nomes, e outros, me foram ficando gravados. Claro que quanto à classificação geral, este meu “disco rígido” não tem essa capacidade. No entanto, posso adiantar, ajudado pela “santa internet”, (www.oestadodasartes.blogspot.pt), que “Manuel Nunes dos Santos, acompanhado por Jaime Rodrigues, levaria o BMW 328 até ao 3º lugar da classificação geral.” E, algo me leva a crer que, pela foto do seu “post”, o 2º classificado terá sido o Dr. António de Oliveira Martinho, em BMW 327!
Por ora, é o que se me oferece dizer.
Cumprimentos e disponha sempre,
João Celorico
Caro João Celorico
Eu pensei que tivesse lido ou recorrido a algum documento em que estivesse lá a classificação final.
Peço desculpa pelo meu "abuso" ...
O meu "disco rígido" também já não é o que era ....
Cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário