Em 1936, nos primeiros 6 números de “O Crime” - Publcação de Assuntos Criminais, podiam-se encontrar, entre outros, os seguintes anúncios publicitários:
A razão que norteou o texto do anúncio anterior, reside no artigo publicado no “Crime”, com o seguinte título:
Era o título de um artigo que recordava o facto ocorrido oitenta e nove anos atrás, em 29 de Abril de 1847, em que se evadiram 1.010 dos 1.026 presos da Cadeia do Limoeiro em Lisboa. Era então Governador Civil de LIsboa, o Marquês de Fronteira e que, num comunicado enviado ao ministro narrava:
«A fuga dos referidos presos foi verificada,segundo as melhores informações que tenho obtido, pela coadjuvação que de fóra da Cadeia prestaram um Furriel e alguns Soldados do Batalhão de Sapadores de 2ª linha, que se achavam de guarda á prisão, auxiliados por trinta a quarenta paisanos, que repentinamente ali apareceram, todos os quais, aproximando se á porta de ferro da entrada principal da Cadeia, de combinação com alguns dos presos, forçaram o guarda dessa porta, e o carcereiro que aí tinha concorrido, a entregar lhes as chaves com que abriram a prisão. A este respeito se está procedendo ás competentes averiguações legais, e terei a honra de levar ao conhecimento de V. Exª. quanto se apurar, com a copia dos autos que mandei lavrar. (…)
(…) O número de presos, que existiam na cadeia, era de 1.026, incluindo uns 150 políticos: evadiram-se 1.010, tendo ficado na prisão 16 daquela ultima classe, que não quiseram ausentar-se. O numero dos apreendidos na Capital e fóra dela é até este momento de 583, e o dos capturados durante o conflito por quererem tomar parte na desordem não excede a 42; além deste houve alguns mortos por haverem feito resistencia, cujo numero estou indagando. (…)
(...) Em geral tenho o maior prazer em assegurar a V. Exª. que o atentado cometido pelos presos da dita Cadeia foi visto com grande horror pelos numerosos habitantes da Capital, e que estes manifestaram o melhor espirito pela conservação da ordem, e o mais ardente desejo de que seja severamente punida similhante atrocidade.»»
Anúncios in: Hemeroteca Digital
4 comentários:
Como sempre, os seus posts são muito interessantes, por isso, os meus sinceros agradecimentos pelo seu trabalho. Hoje quero realçar, nos anúncios de 1936, um ano antes de eu nascer, o dos "Telefones". Como os tempos mudaram, neste caso, para melhor.
Os meus cumprimentos amigo Senhor José Leite
Caro Manuel Tomaz
Eu é que agradeço as suas amáveis e elogiosas palavras ao meu trabalho.
Os meus cumprimentos
J. Leite
Boas,
Só hoje descobri o Blog!
Excelente!!!!
Caro Luís Filipe
Muito agradecido pelas suas palavras.
Os meus cumprimentos
J.Leite
Enviar um comentário