Até 1961 foram 10 as organizações aeronáuticas de transporte de passageiros, correio e cargas para, e, nas colónias portuguesas dispersas pelos 4 continentes.
Eram as seguintes organizações de transporte aéreo:
“TAP - Transportes Aéreos Portugueses”, fundada em 1945 que tinha a cargo além das ligações internas na Metrópole, as ligações com as Ilhas e Colónias portuguesas.
Locheed L-1049G Super Constellation
“SATA - Sociedade de Transportes Açoreanos”, fundada em 1947, para a ligações internas no Arquipélago dos Açores.
De Havilland DH-104 Dove 5
Esta companhia iniciou os seus vôos com um avião Beechcraft (CS-TAA). Baptizado de "Açor", transportava 7 passageiros e 2 membros de tripulação, fazendo as ligações aéreas entre as ilhas de S. Miguel (na pista de Santana, até 1969), de Santa Maria e da Terceira (na pista da Achada, Lajes).
“TAGP - Transportes Aéreos da Guiné Portuguesa”, para as ligações da Guiné com os países vizinhos
De Havilland DH-114 Heron
“TACV - Transportes Aéreos de Cabo Verde”, fundada em 1958 para ligações internas no arquipélago de Cabo Verde
De Havilland DH-104 Dove CR-CAR
“STA - Serviços de Transportes Aéreos, de S. Tomé e Príncipe” e fundada em 1955, para ligações no arquipélago e países vizinhos.
“DTA - Direcção dos Transportes Aéreos, de Angola” e fundada em 1945, para ligações internas em Angola e com territórios vizinhos.
Em 1945 existiam sómente 2 linhas de serviço regular: Linha Norte (Luanda - Ponta Negra) e linha Sul (Luanda – Moçâmedes e Lobito).Neste 1º ano foram transportados 3.001 passageiros. estas linhas eram operadas com aviões De Havilland Dragon Rapid, Klemen e Leopard Moth. Em 1973 transforma-se em TAAG - Transportes Aéreos de Angola.
“DETA - Divisão de Exploração dos Transportes Aéreos”, de Moçambique foi fundada em 1937, para as ligações internas em Moçambique e com territórios vizinhos.
Douglas DC-3
O 1º voo da Deta foi a ligação de Lourenço Marques a Joanesburgo, num monomotor transportando o piloto (Manuel Maria Rocha) e mecânico, em 22 de Dezembro 1937. Partiu do campo militar “Carreira de Tiro” , única pista existente até então em Lourenço Marques. A Deta mais vocacionada para transporte de carga e correio , transportou o 1º e único passageiro em 1938.
“TAIP – Transportes Aéreos da Índia Portuguesa”, fundada em 1955 para as ligações internas na Índia e com territórios vizinhos e com Lisboa. Os TAIP começaram a operar com um avião De Havilland Heron, mas com o rápido aumento da frequência de voos e do número de passageiros transportados, depressa expandiram a sua frota para aviões de maiores dimensões. Em 1961 os TAIP dispunham de uma frota de sete modernos aviões (dois Vickers Viking, dois Douglas DC-4 e três Douglas DC-6).
Viking, em 1956
No dia da invasão da Goa pela União Indiana a 18 de Dezembro de 1961 encontrava-se no Aeroporto de Dabolim apenas um Douglas DC-4 dos TAIP que escapou, juntamente com um avião da TAP, ao bombardeamento que sofreu aquela instalação. Neste ano encerrou a sua actividade.
Aeroporto de Dabolim, em Goa no ano de 1956
“TAT – Transportes Aéreos de Timor”, para ligações na ilha e territórios vizinhos.
2 comentários:
Obrigado muito.
Grandes fotos raras!
CR-IAC é um Viking e não um DC-4.
Considerações amáveis.
Martin
Grato pela correcção.
Cumprimentos
J.Leite
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