Restos de Colecção: O Correio em Portugal (1)

22 de junho de 2010

O Correio em Portugal (1)

As origens dos “CTT - Correio, Telégrafos e Telefones”, remontam a 1520, ano que em que o Rei D. Manuel I fundou o primeiro serviço de correio público de Portugal criando o cargo de Correio-Mor. Os correios passam a poder ser utilizados tanto pela corôa como pelos particulares. Entre 1520 e 1797 coube ao Correio-Mor a responsabilidade da organização e funcionamento deste serviço de correio público.

                             
                                        Foto in: Fundação Portuguesa das Comunicações

Em 1606 Luís Gomes da Mata, um fidalgo importante, compra o ofício de Correio-Mor, que vai permanecer na família até 1797. A 18 de Janeiro de 1797  extingue esta situação com o objectivo de dar aos Correios um cariz de serviço público.

Em 17 de Setembro de 1798 foi criado o serviço de Mala-Posta,  serviço de transporte de correspondência, passageiros e mercadorias. O percurso de Lisboa até Coimbra demorava 40 horas !!!. À chegada das malas do correio era afixada, na estação dos correios, uma lista dos destinatários das cartas ou encomendas postais. Na foto abaixo a partida de uma diligência de Mala-Posta para o Porto em 1855.

  Diligância da Malaposta (1855 Partida de Lisboa-Porto)

A partir de um decreto de 1805, é aos correios que se deve o início da afixação de nomes nas ruas e de números nas portas das casas. No início deste século XIX, inicia-se a distribuição domiciliária de correio em Lisboa e arredores, pelos “Carteiros”.

                            
Foto in: Arquivo Fotográfico da CML

Foi com Ministro Fontes Pereira de Melo que foi efectuada uma verdadeira reforma no serviço dos correios transformando-o num verdadeiro serviço público.

  Em 1853 aparece o primeiro selo de correio com a efígie da Rainha D. Maria II, no valor de 5 Reis

                                                    

Com a recuperação da estrada Lisboa-Coimbra foi retomado o serviço de Mala-Posta interrompido 50 anos antes. No início do século XIX já era entregue o correio em todas as capitais de distrito de Portugal. Lisboa-Coimbra 1 dia e 23 horas, Lisboa-Porto 3 dias, Lisboa-Bragança 4 dias e 2 horas, Lisboa-Faro 2 dias e 3 horas , ……. etc.

Em 1821 foram regulamentados, e levados à prática, a implantação dos marcos de correio na via pública

                              

Em consequência dos progressos da Revolução Industrial a Mala-Posta é substituída gradualmente pelo comboio, após a inauguração da 1ª linha férrea em 1853 , pelo Combóio Correio.

 
3 Fotos anteriores in: Fundação Portuguesa das Comunicações

Em 1863, a denominada linha de leste, dá início à troca de correspondências com os países europeus, passando as malas postais a ser transportadas pelo Comboio Correio.
A partir de 1869, a triagem da correspondência passa a ser feita com os comboios em movimento e as correspondências a serem recolhidas das diversas estações postais, à medida que o combóio parava na respectiva estação ferroviária.

Em 1865 inaugurar-se a 1ª linha telegráfica entre Lisboa e Sintra, numa distância de 32  Kms e 4 estações, o que virá revolucionar as telecomunicações em Portugal.

               Estação dos CTT de Torres Vedras                            Interior da Estação dos Restauradores


Estas 2 Fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

Em 1911 a instituição passa a ser dotada de autonomia administrativa e financeira, passando a denominar-se Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones, adoptando a sigla CTT que mantém até aos dias de hoje, apesar das posteriores alterações de denominação oficial.

                    É em 1952 que é criado o serviço de Ambulância-Postal rodoviário. Fotos de 1954

     

                                                E o transporte de correio por via marítima ….

                           
3 Fotos anteriores in: Fundação Portuguesa das Comunicações

… é substituído pelo avião cada vez com mais frequência

                                           1º selo aéreo emitido pelos Correios de 1936

                                           

                                                     Postal de Boas-Festas dos CTT

                              
                                        Foto in: Fundação Portuguesa das Comunicações

Em 1969 os CTT são transformados em empresa pública, com a denominação de CTT - Correios e Telecomunicações de Portugal, E. P.

4 comentários:

Carlos Henriques disse...

Bom Dia,

Imagens espectaculares, obrigado por colocá-las à disposição de todos nós,

Cumprimentos,
Carlos

Carlos Freitas disse...

Muito bom dia e melhor Domingo, estou encantado com estas imagens antigas e fiquei muito satisfeito por ver fotos relacionadas com os Correios,nomeadamente a estação de Torres Vedras de onde sou natural e que se mantêm no mesmo local e com a mesma fachada. Estou muito satisfeito porque sou funcionário no ativo, sendo que adorei encontar a sua página. Muitos Parabéns e continue a proporcionarnos estas belas recordações. Bem haja. Carlos Freitas

José Leite disse...

Caro Carlos Freitas

Muito bom Domingo tambem para si.

Muito grato pelas suas simpáticas palavras.

Cumprimentos

José Leite

Envio de encomendas disse...


Interessante conhecer a história e evolução do setor de courier e transporte marítimo em Portugal. Obrigado por compartilhar, é um conteúdo valioso. Saudações.