Após a ligação marítima Lisboa-Macau, por barco em 25 de Novembro de 1853 e terminada em 29 de Maio de 1854 efectuada pelo brigue (embarcação à vela com 2 ou 3 mastros e velas quadrangulares) “Mondego” teve lugar o "Raid Aéreo Lisboa-Macau" em 2 de Abril de 1924.
Partindo do "Campo de Aviação da Amadora" para Vila Nova de Mil Fontes daqui partiram os majores Sarmento Beire e Brito Paes, tendo-se juntado em Tunes, na Tunísia, o alferes mecânico Manuel Gouveia.
O avião utilizado foi um «Breguet» 16 Bn-2 adaptado e equipado com um motor «Renault» de 300 cv. adquirido por subscrição pública e baptizado com o nome "Pátria".
"Pátria"
Este avião atingiu a Índia,mais própriamente o deserto do Thur, onde o aparelho acabou por aterrar, depois de sofrer condições atmosféricas bastante adversas, desde tempestades de areia, calores intensos e cartas geográficas sem rigor, totalmente danificado com avarias e problemas irreparáveis. O governo português, avaliando a situação e vendo o feito até ali observado, autorizou a compra de um outro avião afim de permitir a conclusão da epopeia.
A viagem prosseguiu então num «Havilland Liberty» DH9 equipado com um motor de 400 cv., adquirido na Índia por 4.700 Libras, e baptizado como "Pátria II". Devido ao facto deste aparelho só permitir acomodar 2 tripulantes, Manuel Gouveia não embarcou para o restante trajecto..
Foto de avião similar ao "Pátria II"
A travessia aérea foi assim concluída, a 20 de Junho de 1924, com apenas dois tripulantes, Brito Pais e Sarmento de Beires, os quais percorreram mais de 16.000 kms. e tendo voado mais de 115 horas entre Vila Nova de Milfontes e Macau.
Um cartaz da altura evocativo deste feito e um postal …
No regresso a Lisboa a justa homenagem aos dois aviadores e o piloto na Praça do Comércio …
3 Fotos anteriores in: Macau Antigo
… e no Rossio
Emissão do selo comemorativo do 76º aniversário
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