Restos de Colecção: Raid Lisboa-Macau

19 de junho de 2010

Raid Lisboa-Macau

Após a  ligação marítima Lisboa-Macau, por barco em 25 de Novembro de 1853 e terminada em 29 de Maio de 1854  efectuada pelo brigue (embarcação à vela com 2 ou 3 mastros e velas quadrangulares) “Mondego” teve lugar o "Raid Aéreo Lisboa-Macau" em 2 de Abril de 1924.

Partindo do "Campo de Aviação da Amadora" para Vila Nova de Mil Fontes daqui partiram os majores Sarmento Beire e Brito Paes, tendo-se juntado em Tunes, na Tunísia, o alferes mecânico Manuel Gouveia.

       

                                                            Campo de Aviação da Amadora

                            Aerodromo da Amadora.4

O avião utilizado foi um «Breguet» 16 Bn-2 adaptado e equipado com um motor «Renault» de 300 cv. adquirido por subscrição pública e baptizado com o nome "Pátria".

                                                                                "Pátria"

                       

Este avião atingiu a Índia,mais própriamente o deserto do Thur, onde o aparelho acabou por aterrar, depois de sofrer condições atmosféricas bastante adversas, desde tempestades de areia, calores intensos e cartas geográficas sem rigor,  totalmente danificado com avarias e problemas irreparáveis. O governo português, avaliando a situação e vendo o feito até ali observado, autorizou a compra de um outro avião afim de permitir a conclusão da epopeia.

                                   

A viagem prosseguiu então num «Havilland Liberty» DH9 equipado com um motor de 400 cv., adquirido na Índia por 4.700 Libras, e baptizado como "Pátria II". Devido ao facto deste aparelho só permitir acomodar 2 tripulantes, Manuel Gouveia  não embarcou para o restante trajecto..

                                                          Foto de avião similar ao "Pátria II"

                             

A travessia aérea foi assim concluída, a 20 de Junho de 1924, com apenas dois tripulantes, Brito Pais e Sarmento de Beires, os quais percorreram mais de 16.000 kms. e tendo voado mais de 115 horas entre Vila Nova de Milfontes e Macau.

         Um cartaz da altura evocativo deste feito                                     e um postal …

           

         No regresso a Lisboa a justa homenagem aos dois aviadores e o piloto na Praça do Comércio …

                               
                                        3 Fotos anteriores in: Macau Antigo

                                                                         … e no Rossio

                             

                                               Emissão do selo comemorativo do 76º aniversário

                             

Sem comentários: