O engenheiro eléctrotécnico alemão Arthur Gottschalk, iniciou a sua actividade comercial em 1902 com um escxritório de representações na Rua de Santa Justa, 98 2º andar, esquina com a Rua do Ouro, em Lisboa. Começou com a representação da empresa alemã de engenharia eléctrica "Siemens & Halske", fundada em 12 de Outubro de 1847 em Berlim.
No 2º andar do prédio à direita funcionou a "Arthur Gottschalk, engenheiro". Esquina da Rua da Rua Aurea com a Rua de Santa Justa em foto de 18 de Agosto de 1922
A casa "Arthur Gottschalk, Engenheiro" alem de comercializar, pára-raios, ventoinhas eléctricas, lâmpadas de incandescência, telefones, aparelhos para Raio X , pilhas secas, aparelhos para telegrafia, etc., era especializada em «Luz e transmissão de força em cidades, fabricas, theatros, caminhos de ferro, etc., etc.»
1903
Em finais de Dezembro de 1904, muda-se da Rua de Santa Justa para o "Palácio Foz". Instalou-se na recém-criada loja de esquina com a Calçada da Glória, onde tinha funcionado a capela do Palácio, junto ao terminús do "Ascensor da Glória". Aí criou um salão de exposição e armazém, tendo sido uma das primeiras lojas criadas no piso térreo do Palácio. Noutras lojas viriam a funcionar: pastelaria, alfaiataria, relojoaria, casa de fotografia, restaurante, etc.
O jornal "O Século" de 1 de Janeiro de 1905 noticiava:
E' mais uma importante casa que se instala na Avenida e que muito concorrerá para a alegria e movimento d'aquelle bello pedaço de Lisboa.»
Primeiras duas janelas térreas à direita, que seriam substituídas por portas e dariam origem à loja "Arthur Gottschalk, engenheiro"
Localização da "Arthur Gottschalk, Engenheiro" , na Rua 31 de Janeiro (ex- Rua Santo António), 204 - 1º no Porto. Indicado pela seta
Com o aparecimento dos animatografos em Portugal, Arthur Gottschalk passa a dedicar-se, também, à indústria cinematográfica e em 1908 cria a "Empreza Portugueza Animatographica, Limitada", juntamente com Raul Lopes Freire e seu irmao Augusto Freire, Carlos Ribeiro Nogueira Ferrao, Alberto Coutinho Freire e Jaime Guerra da Veiga Pinto. A loja de Arthur Gottschalk é transformada em salão animatografico, e em 18 de Abril de 1908 é inaugurado o "Salão Central".
Já em 17 de Novembro de 1907, Arthur Gottschalk era responsável pelas instalações eléctricas do itinerante "Salão High-Life", como se observa no próximo anúncio (excerto), neste caso aquando de uma digressão pelo Algarve.
Em Tavira a 19 de Novembro de 1907
"Salão Central" à direita na foto na esquina com a Calçada da Glória
Por consequência, a "Arthur Gottschalk, Engenheiro", muda-se para a Rua de S. Paulo, 103 - 1º andar, também em Lisboa, tendo reduzido drásticamente a sua actividade. Em 17 de Dezembroro de 1910 é aprovado o pedido do registo da marca "Arthur Gottschalk", na "Repartição de Propriedade Industrial".
17 de Dezembro de 1910
Mas, pouco tempo depois entraria em processo de falência e o respectivo processo de arrolamento dos bens da firma "Carlos Fuchs, Limitada", terminaria em 9 de Março de 1926.
Voltando a Arthur Gottschalk ... de seguida, e com o rápido desenvolvimento da cinamatografia, no mesmo ano de 1912, é fundada a "Companhia Cinematographica de Portugal" em 17 de Dezembro de 1912, tendo a sua sede na Avenida da Liberdade, 18 em Lisboa. Foram seus principais fundadores, Raul Lopes Freire (dono do "Salão Central"), o alemão e engenheiro Arthur Gottschalk, o austríaco Carlos Stella, Leopoldo O'Donell (dono do "Olympia"), Salomão Levy, etc.
21 de Dezembro de 1912
O facto de Arthur Gottschalk se ter interessado pelo cinema era justificado. Naquela época, projetores, geração de energia para os animatógrafos e iluminação eram tecnicamente desafiadores, um engenheiro eletrotécnico, e ainda para mais já com boas representações, seria muito útil para a exploraçao da industria cinematográfica.
Mas Arthur Gottschalk, não ficou por aqui, no campo cinematográfico e também participou na "Empresa Teatral de Variedades, Limitada", criada em 25 de Abril de 1916, que era arrendatária do "Teatro da Rua dos Condes", para exibição de espectáculos cinematográficos. A sociedade era composta por Arthur Gottschalk, D. Orovida Sequerra, de nacionalidade inglesa, e Luís Maria da Gama Ochôa. Com o decorrer da "I Grande Guerra Mundial" (1914-1918), esta empresa seria arrolada, num processo demorado e que se arrastaria até à sua liquidação em 31 de Dezembro de 1924. Neste processo de arrolamento os bens de Arthur Gottschalk ficaram sob sob a gestão do depositário-administrador Raúl Aureliano Gonçalves que teve inúmeras divergências com os restantes sócios, até à liquidação da empresa.
Devido à entrada de Portugal na "I Grande Guerra Mundial" (1914-1918), viriam a ser expulsos de Portugal dois nomes então influentes nos sectores da exibição e distribuição cinematográfica, o alemão Arthur Gottschalk e o austríaco Carlos Stella. Este último, fora uma figura particularmente importante nos primeiros tempos da actividade de distribuição cinematográfica em Portugal e ambos, como já foi referido, ocupavam lugar de destaque entre os sócios fundadores da "Companhia Cinematographica de Portugal". Acerca desta Companhia consultar neste blog a sua história no seguinte link: Companhia Cinematographica de Portugal.
Lista negra publicada no jornal "O Seculo" de 18 de Setembro de 1917
.jpg)

.jpg)

.jpg)







.jpg)


.jpg)


.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário