Segundo os jornais da época o "Salão Império" terá aberto as suas portas pela primeira vez em 3 de Fevereiro de 1914, na Rua Pascoal de Melo, 63, à Estefânia em Lisboa. Propriedade da firma "Lopes & Rogado" funcionava como animatografo e salão para concertos e festas, tendo sido apelidado de «cinema de elite».
A seta a vermelho indica o edifício, na Rua Paschoal de Mello onde funcionava o "Salão Imperio"
Funcionava às Quintas-Feiras, Sábados e Domingos sendo as sessões às 20:30 e 21:45 com matinés às 15:00 ao Domingo. Foi percursor na venda de bilhetes com antecedência para garantir lugar reservado na sessão pretendida, assim como a distribuição de folhetos programa. Lembro que na época não havia lugares marcados nos animatógrafos. Na maioria deles os bancos eram corridos e os espectadores sentavam-se por ordem de chegada.
«Fitas de grande valor nitidamente projetadas e concertos por artistas de subido valor.»
«Todas as noutes este elegante salão é fartamente concorrido pelas novidades que continuamente apresenta mostrando assim a empresa corresponder dignamente á boa vontade que a anima. Para breve se anunciam novos atrativos que o publico saberá certamente apreciar e aplaudir.»
«Sessões animalograficas com peliculas de maior novidade que aparecem. Este Salão, aliás já consagrado não precisa senão de uma leve referencia porque o seu nome esta feito.».
«Películas de absoluta novidade e do maior interesse. O salão Imperio capricha por agradar, o que tem conseguido plenamente.»
«Sempre com estreias continuas, tem conseguido obter enchentes e reunir um publico escolhido, esta magnifica casa do cinematographia, da Rua Pascoal de Mello, sendo os seus espectaculos ás quintas, sabados e domingos, com films extraordinariamente variados.»

.jpg)
.2.jpg)
.1.jpg)
.jpg)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário