Restos de Colecção: Salão Império

2 de novembro de 2025

Salão Império

Segundo os jornais da época o "Salão Império" terá aberto as suas portas pela primeira vez em 3 de Fevereiro de 1914, na Rua Pascoal de Melo, 63, à Estefânia em Lisboa. Propriedade da firma "Lopes & Rogado" funcionava como animatografo e salão para concertos e festas, tendo sido apelidado de «cinema de elite».

A seta a vermelho indica o edifício, na Rua Paschoal de Mello onde funcionava o "Salão Imperio"


3 de Fevereiro de 1914

Funcionava às Quintas-Feiras, Sábados e Domingos sendo as sessões às 20:30 e 21:45 com matinés às 15:00 ao Domingo. Foi percursor na venda de bilhetes com antecedência para garantir lugar reservado na sessão pretendida, assim como a distribuição de folhetos programa. Lembro que na época não havia lugares marcados nos animatógrafos. Na maioria deles os bancos eram corridos e os espectadores sentavam-se por ordem de chegada.


Ambos os folhetos de 1914


Aqui ficam alguns apontamentos publicitários, publicados no jornal "Folha de Lisboa" o longo do ano de 1917:

«Fitas de grande valor nitidamente projetadas e concertos por artistas de subido valor.»

«Todas as noutes este elegante salão é fartamente concorrido pelas novidades que continuamente apresenta mostrando assim a empresa corresponder dignamente á boa vontade que a anima. Para breve se anunciam novos atrativos que o publico saberá certamente apreciar e aplaudir.»

«Sessões animalograficas com peliculas de maior novidade que aparecem. Este Salão, aliás já consagrado não precisa senão de uma leve referencia porque o seu nome esta feito.».

«Películas de absoluta novidade e do maior interesse. O salão Imperio capricha por agradar, o que tem conseguido plenamente.»

«Sempre com estreias continuas, tem conseguido obter enchentes e reunir um publico escolhido, esta magnifica casa do cinematographia, da Rua Pascoal de Mello, sendo os seus espectaculos ás quintas, sabados e domingos, com films extraordinariamente variados.»


1 de Janeiro de 1916


11 de Fevereiro de 1917

Ao contrário de outros animatografos que abriam e fechavam no espaço de um ano e meio de existência em média, este ainda conseguiu funcionar até Setembro de 1917, segundo, também, publicidade da época a que tive acesso, em que o "Salão Imperio" desaparece dos cartazes a partir de 22 de Setembro de 1917. Como dia 21 foi uma 6ª feira, penso que terá funcionado até Domingo dia 23. Isto são deduções minhas ...


21 de Setembro de 1917

Sem comentários: