Restos de Colecção: Relojoaria "Torroaes"

23 de novembro de 2025

Relojoaria "Torroaes"

A relojoaria e ourivesaria "Torroaes", teve origem na "Relojoaria A. de Sousa Torroaes" fundada em 1909 por Antonio de Sousa Torroaes, na Rua da Prata, 123, em Lisboa, e onde tinha funcionado a loja de oculista de Augusto Gomes Rosa. Esta relojoaria iniciou a sua actividade comercializando as marcas de relógios "Longines", "International Watch & C." e "Omega".



1909

Mais uma vez, socorri-me do livro "Praça de Lisboa", coligido por Carlos Bastos em 1945, e do qual retirei o seguinte texto histórico da "Torroaes":

«Este estabelecimento, sem dúvida, um dos melhores e categorizados no seu género em Lisboa, foi fundado em 1909 por António de Sousa Torroaes que contava então 33 anos de idade. Profissional distinto, António de Sousa Torroaes, trabalhou sempre no ramo desde os 13 anos, tendo servido como empregado de relojoaria na casa Angulo, à Rua da Prata, durante aproximadamente 18 anos, onde demonstrou competência e zêlo pouco vulgares. Com excepção daquela, onde iniciou a sua aprendizagem profissional durante dois anos, António de Sousa Torroaes não serviu em qualquer outra casa.


Antonio de Sousa Torroaes


10 de Setembro de 1910


6 de Outubro de 1910


11 de Maio de 1917

A Ourivesaria e Relojoaria Torroaes, primitivamente ocupou sòmente o n.° 123 da Rua da Prata, tendo mais tarde, em 1921, António de Sousa Torroaes montado, no n.° 119 da mesma Rua, uma oficina independente de relojoaria, e alargando a sua actividade, criou também na casa, secções de ourivesaria e pratas. 
Em 1928, deixando os seus negócios em franca prosperidade, faleceu António de Sousa Torroaes a quem sucedeu seu filho Raul de Sousa Torroaes.
Tendo completado com distinção o curso comercial, Raul de Sousa Torroaes, começou a colaborar com seu pai em 1921 indo praticar para a oficina durante dois anos, passados os quaís se dedicou à secção comercial.
Em 1930, pretendendo alargar o âmbito dos seus negócios, transferiu a oficina para uns compartimentos do 3.° andar do mesmo prédio, aproveitando as instalações primitivas do mesmo para montar uma secção mais ampla de pratas.
No ano de 1936 fixou definitivamente a oficina da Ourivesaria e Relojoaria Torroaes instalada no 3.° andar do número 133 e em 1939 foram inauguradas as novas instalações do estabelecimento nos números 127 a 131, que, com o número 123 constítuem a área actualmente ocupada.


Foto de 1945




Dando Raul de Sousa Torroaes arquitectura e ambiente moderno à sua casa comercial, não só a tornou condigna da importância que disfrutava, como também impulsionou o desenvolvimento de todas as suas secções, criando mais a de joalharia com que ficou completo o seu meticuloso programa comercial.
Se até então, os salões de venda da Ourivesaria e Relojoaria Torroaes, se impunham pelo luxo discreto dos interiores e pela linha harmoniosa da fachada, a partir de Dezembro de 1945 todo o estabelecimento adquiriu novo brilho e grandeza, pois Raúl de Sousa Torroaes mandou executar grandes obras de embelezamento, segundo um projecto de larga concepção moderna.
Unificando no mesmo plano tôdas as secções, renovando a parte ornamental e aplicando profusa distribuïção de vitrinas, conseguiu transformar as dependências consecutivas num maravilhoso e amplo salão que emprestam à loja um encadrement de maravilhoso efeito e a põem a par dos melhores estabelecimentos do ramo.
Em equilíbrio com tão sumptuoso interior foi também ampliada a frontaria do prédio, acrescida agora de mais uma porta exterior e uma larga vitrina, sobrepujada pelo dístico "Jóias-Pratas". »


Expositor da "Torroaes"


Ambos de 1935



Calendário para 1956




Por altura do seu cinquentenário

Em 1968, a "Torroaes" já era representante da prestigiada marca de relógios "Patek Philipe" ...


24 de Dezembro de 1968

Entretanto, em 1918 o primo de Antonio de Sousa Torroaes, Fernando da Sousa Torroaes, tinha aberto a ourivesaria e relojoaria "F. de Sousa Torroaes", na Rua de S. Paulo, 106, em Lisboa e sob a firma "Sousa & Abranches, Lda.". Esta firma tinha como sócios Fernando da Sousa Torroaes e Felizardo Augusto Abranches.



1922

Esta sociedade durou desde a abertura deste estabelecimento até 1921, ano na qual Felizardo Augusto Abranches amigavelmente se desligou da firma cedendo a sua posição a Fernando da Sousa Torroaes, ficando como este como único proprietário, continuando a actividade em nome individual.

Em 1935, já sob a firma "F. de Sousa Torroaes, Lda.", Fernando da Sousa Torroaes coadjuvado por seu sobrinho Rogério Torroaes Cabral Calheiros, inaugura em 1935 a venda a prestações com bónus, tendo sido a segunda casa a lançar, em Lisboa, essa modalidade de pagamento.


Foto anterior a 1997

Regressando à "Torroaes" de António de Sousa Torroaes ...  por escritura pública de 24 de Novembro de 1976, é constituída a firma "Relojoaria e Ourivesaria Torroaes, Lda.", continuando com a sua sede e domicílio na Rua da Prata, 123 a 131 e  no 133, 3º Direito, em Lisboa. Com capital social de 500.000$00 (quinhentos mil escudos), distribuído pelas seguintes cinco quotas: Raul de Sousa Torroaes com 190.000$00, Maria Joana de Sousa Torroaes com 100.000$00 e as restantes tres de 70.000$00 cada pertencendo cada aos restantes sócios Américo Baía Durão, Manuel Pedro Torroaes e Carlos Pereira Lucas.

O edifício já devoluto, em foto por volta de 1997

Nota: as 2 fotos anteriores, e segundo os arquivos da Biblioteca de Arte da FCG (que as disponibliza), foi retirada do livro "Lojas de um tempo ao outro" Vol II, de Jorge Ribeiro e publicado em 1997.

Não consegui apurar quando "Relojoaria e Ourivesaria Torroaes, Lda." foi liquidada e dissolvida.

Já em 19 de Abril de 1993, um processo de vistoria para a mesma morada está arquivado no "Arquivo Municipal de Lisboa", tendo sido requerido pelo novo proprietário do edifício: "Imobiliária Metropol Empreendimentos, Lda."

O mesmo edifício e lojas 123-131, em Agosto de 2024 (via Google Maps)

fotos in: Hemeroteca Digital de Lisboa, Estação ChronographicaBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais)

Sem comentários: