Restos de Colecção: Livraria Barateira

28 de setembro de 2022

Livraria Barateira

 A "Livraria Barateira", foi fundada por Salvador dos Santos Romana em 1914, na Rua do Duque, 34-36, em Lisboa. Cerca de 1936, muda-se para a Rua Nova da Trindade, 70-71, actual 16 A-C. Ocupava duas salas, outrora cavalariças do antigo Convento da Trindade. Viria a substituir as portas de madeira, por montras, em 1935 e em 1936 constrói um «depósito de livros» no interior.


Rua Nova da Trindade e a "Livraria Barateira" com o seu toldo na frente do Eléctrico

Além de editor de livros e até postais, vendia livros novos e usados, tendo-se tornado num dos mais famosos, e bem sucedidos alfarrabistas de Lisboa. O último proprietário da "Livraria Barateira", Rui Nascimento falava, assim sobre seu «avô emprestado», numa entrevista transcrita no blog "Página a Página" de Nuno Chaves, em 17 de Janeiro de 2010:

«Toda a vida foi um idealista e decidiu abrir uma livrariazinha pequena. Ele tinha aquela paixão pelos livros mas era pouco dado a regras. Se lhe dava na gana e não lhe apetecia trabalhar, fechava a porta e ia-se embora», recorda. Foi a avó de Rui – «uma mulher de armas» – que, com a ajuda do filho, Alberto Romana, fez prosperar o negócio.



Postal editado pela "Livraria Barateira"

Nos anos 60 do século XX, a "Livraria Barateira" viveu os seus tempos áureos. «Não havia ainda muitas casas do género e esta era uma das maiores», prossegue Rui Nascimento, à data da conversa  com 62 anos. «O meu pai e a minha avó entregaram-se mesmo ao trabalho. Começaram a comprar, a comprar, e ficaram carregados de livros.» 

Anúncio publicitário no "Album do Alentejo" de 1931:

« Livraria Barateira - de Salvador dos Santos Romana

CASA EDITORA. Especialista em fornecimentos para vendedores ambulantes, livros populares, romances humorísticos, galantes e de aventuras. Literatura infantil, almanaques, blócos-calendário, agendas para algibeira e de escritório, etc.
34, Rua do Duque, 36 - Lisboa »


Catálogo para a "Feira do Livro" de 1933



"Feira do Livro" de Lisboa, em 1933


1934


1942



João Lopes Holterman (1925-2021), que foi um dos mais antigos livreiros-antiquários português em actividade, fez a sua entrada no sector do comércio do livro antigo, e em segunda mão, quando tinha apenas onze anos. Começou, então, na "Livraria Barateira", tendo lá permanecido até 1939. Já estava estabelecido, com a sua "Livraria Camões", na Rua da Misericórdia, quando, em Setembro de 1989, ele e os seus pares, tomaram a decisão de constituir a "Pró-Associação Portuguesa de Alfarrabistas". Foi eleito, por unanimidade, para presidir a essa organização, que viria a ser fundada em 1994, presidida por José Ferreira Vicente. João Holterman continuou a ser presidente honorário.


1986


1984

A "Livraria Barateira" encerraria, definitivamente as suas portas em 2012. Hoje no seu lugar, existe um bar e barbearia "o Purista - Barbière", «um espaço bar & barbearia de requinte, tradição e ambiente Purista, com uma cerveja exclusiva e uma carta de Gins Purista!» ...


"Livraria Barateira" já encerrada em foto de 13 de Março de 2013


"o Purista - Barbière"


fotos in: Hemeroteca Digital de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital, Arquivo Municipal de Lisboa, Museu do FadoBiblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, o Purista - Barbiére

5 comentários:

PNLima disse...

Post que nos traz à memória a nossa livraria de 2ª mão favorita, obrigada.
Quando descobrimos a mudança de ramo, perguntámo-nos (e ainda o fazemos sempre que por lá passamos) para onde foi toda a quantidade de livros que por lá havia. Por acaso sabe?
Bom dia

José Leite disse...

Bom dia,
Não sei, mas poderá ter sido adquirida por outro ou outros livreiros alfarrabistas.
Cumprimentos

Valdemar Silva disse...

Como nos tem habituado, mais um bom post. Conheci bem a "Livraria Barateira".
Na 2ª. fotografia, 'toldo Livraria frente ao eléctrico' não é de 1968, repare-se no modelo do eléctrico, já em desuso nesse ano, e no vestir da mulher ao lado das varinas, provavelmente será de meados dos anos 1940's.
Cumprimentos
Valdemar Silva

Valdemar Silva disse...

Esqueci-me de referir um pormenor interessante.
As várias fotografias da frontaria da Livraria são tiradas do Largo da Trindade, que melhor seria chamar-se Travessa ou Rua de .....

Cumprimentos
Valdemar Silva

José Leite disse...

Caro Valdemar Silva,
Grato pela sua visita habitual e pelo seu amável comentário.
Eu coloquei o ano de 1968 ao guardar a foto do AML, que indicava esse ano para a mesma.
Como achei que não estaria correcto, não o coloquei na legenda da mesma no post. Ficou, entretanto, por esquecimento, na minha ...
Cumprimentos
José Leite