Restos de Colecção: Posto de Turismo da Curia

28 de agosto de 2022

Posto de Turismo da Curia

O "Posto de Turismo" da Curia foi inaugurado em 3 de Setembro de 1967, na Avenida dos Plátanos, na Curia, ainda como "Sede da Junta de Turismo da Curia", tendo sido projectada em 1964, pelo arquitecto Cassiano Branco (1897-1970).



Projecto do arquitecto Cassiano Branco, em 1964



"Sede da Junta de Turismo da Curia", em 1967, em fase de acabamentos

A revista "Turismo" de Maio de 1921, chamava a atenção para as qualidades turísticas da zona onde fica a estância termal da Curia:

«Como estancia de Turismo, a sua posição é egualmente superior, e pode constituir um bom centro d'excursões visto estar ligada e a pouca distancia, quer por estradas, quer pelo Caminho de ferro de interessantes pontos, como sejam: Anadia, a Lagôa de Fermentelos, o Luzo, o Bussaco, Coimbra, Figueira e muitos outros.
Sobretudo pelas estradas a viagem para qualquer d'essas direções especializando o Bussaco, oferece o mais agradavel prazer, tão encantadores são os campos de toda a região da Bairrada.
Eis, pois, uma das mais completas estancias do nosso Paiz, que muito tem progredido pelas dedicações que lhe teem dado vida, alegria - n'uma palavra - que teem feito da Curia um logar aparzivel para curas, descanço e para recreio.»






1958

Neste Posto, o turista sempre pôde obter informações e folhetos informativos, do que de melhor a região Centro do País, principalmente do concelho da Anadia, pode oferecer. Belíssimos lugares como, Curia, Luso, Buçaco, Bairrada, Coimbra, Figueira da Foz, etc.


CURIA ESPERA POR SI !             UM AMBIENTE AGRADÁVEL PARA AS SUAS FÉRIAS





1958

De referir ainda, que o Município da Anadia tornou este equipamento mais dinâmico, pelo que, nos últimos anos, tem vindo a ser palco de várias ações culturais, exposições e alguns momentos de animação.




Posto de Turismo em 2022, via "Google Maps"

Já agora, fica a informação: o "Posto de Turismo da Curia" funciona diariamente, entre as 10h e as 19h.

fotos in:  Arquivo Municipal de Lisboa, Delcampe.net

Sem comentários: