Restos de Colecção: Pousada de São Martinho

23 de agosto de 2018

Pousada de São Martinho

A "Pousada de São Martinho", localizada na estrada de São Martinho do Porto entre Alfeizerão e Alcobaça, e projectada pelo arquitecto António Maria Veloso dos Reis Camelo (1899-1985), foi inaugurada em 25 de Agosto de 1943, pelo “S.P.N. - Secretariado da Propaganda Nacional”.

Pousada de s. Martinho do Porto (1943 out).1

Relembro o que escrevi no artigo intituladoPrimeiras Pousadas de Portugal publicado em 9 de Janeiro de 2012:

«Na sequência da Nota Oficiosa de Março de 1938, em que o Presidente do Conselho Dr. Oliveira Salazar, incluía no elenco de obras a realizar a tempo das celebrações centenárias de 1940, o estabelecimento de certo número de pousadas em recantos provincianos, o “Ministério das Obras Públicas e Comunicações” (MOPC) encarregava os arquitectos Rogério de Azevedo e Miguel Jacobetty Rosa do estudo desta nova tipologia, ficando desde logo estabelecida a distribuição geográfica dos equipamentos. Rogério de Azevedo ficaria encarregue das propostas para a Serra do Marão e Santo António do Serém, ficando Jacobetty Rosa encarregue dos estudos de Elvas e São Brás de Alportel. Entre estudo, projecto e construção, nenhuma destas pousadas seria concluída a tempo das celebrações.

Estas pousadas, inseriram-se no projecto de criação de uma rede nacional de pousadas regionais, com o fim de dinamizar a oferta turística nacional. Tratava-se de «criar em cada pousada, com a sua originalidade e as características próprias de cada região, uma atmosfera caseira e sem luxos, um ambiente calmo, familiar e português». Esta iniciativa sob a direcção de António Ferro, do “Secretariado da Propaganda Nacional” (SPN), criado em 25 de Setembro de 1933, que a partir de 23 de Fevereiro de 1944 mudou de designação para “Secretariado Nacional da Informação, Cultura Popular e Turismo (SNI)”, incluiu também a criação da revista "Panorama", em 1941, na qual se iam promovendo a edição de vários roteiros e guias turísticos em diversas línguas.

As pousadas depois de construídas pelo “Ministério das Obras Públicas e Comunicações” (MOPC) eram entregues ao “Secretariado da Propaganda Nacional” (SPN), que seria substituído a partir de 1945 pelo SNI».

Depois de inauguradas a Pousada de Santa Luzia”, em Elvas em 19 de Abril de 1942, a “Pousada de S. Gonçalo”, no Marão em 29 de Agosto de 1942, a “Pousada de Santo António do Serém” em Serem em 24 de Setembro de 1942, foi a vez da “Pousada de S. Martinho do Porto”, a completar as primeiras quatro (de sete do plano inicial) promovidas pelo “S.P.N. - Secretariado da Propaganda Nacional”.

Ante-projecto

 

“Pousada de São Martinho” em construção

 

JA “Pousada de São Martinho, já nos anos 60 do século XX

A "Pousada de São Martinho", contava com três quartos com duas camas cada e um quarto com duas camas e casa de banho privativa, decorados, assim como as restantes instalações, pelo mesmo arquitecto Veloso Reis Camelo. A concessão foi atribuída a Charles Harbord.

Quanto à descrição dos seus interiores, publico de seguia duas páginas do artigo na revista “Panorama”, de Outubro de 1948 que descreve pormenorizadamente os mesmos.

Como transportes para lá chegar eram indicados:
«Caminho de Ferro: Linha do Oeste. Estação do Rossio, em Lisboa, para São Martinho do Porto ou Caldas da Rainha. Camionagem da empresa Capristano & Ferreira, Lda. Rua Martim Moniz, 51 Lisboa.»

Actualmente, este edifício é propriedade das “Pousadas da Juventude”, que mantém muito do seu aspecto exterior original.

 

 

 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Hemeroteca Municipal de Lisboa

4 comentários:

João Menéres disse...

No início da década de 50, enquanto estagiei no LNEC, almocei muitas vezes nesta simpatiquíssima Pousada a caminho do Porto .
que então se encontrava na EN 1.
Lembro-me que o almoço custava 20$00 e era constituído por sopa, DOIS pratos e sobremesa !
Na altura um almoço de um só prato custava (num restaurante económico em Lisboa) o mínimo de 12$50...
Que pena ter-se abandonado a ideia das Pousadas...
Respeitavam a Arquitectura regional bem como a gastronomia da Região !
E o serviço era excelente !
Abraço grato.

luis disse...

Esta Pousada também faz parte do meu espólio de memórias apesar de constituir um marco das viagens que fazia de Lisboa para Alcobaça (meados da década de 90). Nesta altura, ainda havia alguma quantidade de vestígios do Portugal vernácular.
No meu entender, esta estrada era precisamente a EN8 e não a EN1. A EN1 passava no sopé ocidental da Serra D'Aire e Candeeiros (Venda das Raparigas) sendo que a EN8 ligava Lisboa (seria? Calçada de Carriche?) a Batalha (ou antes) e aí cruzava-se com a EN1.
Cmps

Vespinha disse...

Já só a conheci (e lá permoitei) como Pousada da Juventude.

vrocha49 disse...

Esta pousada faz parte do meu espolio de vida. Vim trabalhar para esta pousada tinha 12 anos de idade em 1961 e saí com 17 anos. Aqui passava 24 horas dos meus dias, pois passou a ser a minha casa onde comia e dormia. Folgava 1 dia por semana. Fui trabalhar com ajudante de cozinha, embora quando necessário dava uma ajuda na portaria. Posso dizer que tenho boas lembranças desses tempos.