Restos de Colecção: Capela de São Gabriel em Marconi

15 de julho de 2015

Capela de São Gabriel em Marconi

A “Capela de São Gabriel”, também conhecida por “Capela da Marconi” por ter sido construída, em 1951, para uso dos trabalhadores da estação receptora da Companhia Portuguesa Rádio Marconi - ali instalada desde 15 de Dezembro de 1926 -, foi projectada pelo arquitecto António Segurado, no lugar de Marconi no concelho de Vendas Novas, no distrito de Évora. O nome atribuído a esta capela, deveu-se ao facto de São Gabriel ser o padroeiro das telecomunicações.

 

O nome do lugar tem origem no facto de aqui estar instalada uma estação receptora de rádio, da antiga  Companhia Portuguesa Rádio Marconi”, actualmente propriedade da “PT- Portugal Telecom” . Hoje em dia, esta estrutura encontra-se desactivada.

Mas nem tudo começou bem no ano da inauguração da “Capela de São Gabriel”, e em 27 de Dezembro …

… mas já em 19 de Abril de 1952 …

O vitral “Anunciação”, - em que o anjo, retratado na sua função de revelador dos planos divinos, de mediador do Saber, de ponte entre Céu e Terra, é alter-ego de Eros-Psique - foi da autoria de Almada Negreiros que colaborou com o arquitecto Jorge Segurado em diversos projectos . Relembro que outra colaboração muito importante foi com o arquitecto Porfírio Pardal Monteiro na  Gare Marítima do Cais da Rocha de Conde d’Óbidos .

Interior da “Capela de São Gabriel”

CFT003 120406 001       

Vitral “Anunciação” de Almada Negreiros

  

Esta capela  é um dos exemplos mais importantes da arquitectura modernista em Portugal, e considerada como obra de referência no conjunto da obra do arquitecto Jorge Segurado, também autor, entre outros projectos, do edificio da Casa da Moeda no bairro do Arco do Cego, em Lisboa.

E em 1964 outro contratempo nesta Capela …

… mas que foi prontamente solucionado 3 dias depois

Capela de São Gabriel, actualmente

 

Fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Sitio Marconi (Fundação PT)

4 comentários:

Anónimo disse...

A Gare Marítima que referiu não é de Pardal Monteiro?
Cumprimentos e parabéns por este serviço público que é o seu blog.

José Leite disse...

Grato não só pelas suas amáveis palavras como pela sua chamada de atenção.

Os meus cumprimentos

Paulo Miranda disse...

Caríssimo José Leite deixe-me perguntar-lhe se não tem uma imagem da rosácea sobre a porta de entrada na Capela. Gostaria muito de perceber se existe um diálogo análogo como aquele que persiste na sua "obra prima" como são os vitrais para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima em Lisboa. Muito obrigado.

José Leite disse...

Caro Paulo Miranda

Não consegui encontrar a imagem da rosácea em questão.

Os meus cumprimentos