Apenas uma breve referência histórica, à empresa “C. Santos, Lda.”, uma das mais conhecidas e importantes concessionárias de automóveis em Portugal no século XX, principalmente pela representação da marca alemã de automóveis e camiões “Mercedes-Benz”, fundada em 28 de Junho de 1926.
A firma “C. Santos Lda., Engenheiros” foi fundada em 20 de Dezembro de 1912 por Carlos Santos em Lisboa, com instalações na Rua Nova do Almada, 80-2º andar e na Praça da Liberdade na cidade do Porto. As suas representações eram a americana “Studebaker” e a “Erskine” ,marca esta produzida pela “Studebaker”.
Instalações da “C.Santos, Lda.” na Rua do Crucifixo em Lisboa
3 de Novembro de 1924
Guia de 1937
Gentilmente cedida por Carlos Caria
1927
1927 1928
Stand da C. Santos, Lda no “I Salão Automóvel de Lisboa” no Coliseu dos Recreios em 1925
A sua representada “Studebaker” no mesmo Salão
Oficinas em Sete-Rios em décadas diferentes
Em 1933, já nas suas novas instalações em Lisboa, na Rua do Crucifixo, inicia a comercialização de automóveis da sua nova representada britânica “Standard” pertença da “Standard Motor Company”. Anos mais tarde, junta a esta a representação da marca, também britânica, “Triumph”.
1933 1950
Publicidade no “Teatro da Trindade” em 1938 «Studebaker» Dictator Cruising Sedan
Em 1936 a “C. Santos, Lda.” , ficaria com a representação da marca alemã “Mercedes-Benz” para Portugal. Esta representação começou por incluir apenas os automóveis passando posteriormente a representar todos os veículos produzidos por esta empresa alemã. O relacionamento entre estas duas empresas foi sempre estreito, mesmo durante a II Guerra Mundial (1939-1495), altura em que surgiram problemas graves devido às circunstancias. Mas, logo após o fim da guerra em 1945, a venda destes veículos aumentou significativamente não só a particulares, mas também para a frota de automóveis de aluguer, táxis, veículos de carga, serviços públicos, sociais e exército.
1938
Exposição da “C. Santos, Lda.” no “Pavilhão de Exposições e Festas” no Parque Eduardo VII em Lisboa
«Studebaker» Dictator Cruising Sedan «Studebaker» President Cruisng Sedan
Dois «Studebaker» anteriores «Standard» Flying 12
Acessórios para automóveis
Em 11 de Janeiro de 1946, seria constituída a “Sociedade Comercial C. Santos, Lda.”. Inicia a sua actividade tendo como sócios, entre outros, a “C. Santos Limitada”, detentora da representação da marca “Mercedes-Benz”, com sede em Lisboa e então detida, maioritariamente, pela família Mendes de Almeida, tendo o Senhor Conde de Caria outorgado a escritura de constituição da sociedade, em sua representação.
«Nova remessa» em 1950
A sede social da empresa situou-se no Porto na Rua de Santa Catarina, com o capital social de 600.000$00 (Seiscentos mil escudos), local onde permaneceu durante 42 anos, mais concretamente até 1988. As oficinas funcionariam na Rua de Santos Pousada, também no Porto até 1958.
Esta sociedade chegou a fazer parte do grupo de empresas que, mais tarde, passou a ser detido pela holding ”Eminco” que, em determinado momento, abrangia áreas tão diversas como importação e venda a retalho de produtos das marcas “Mercedes-Benz”, “British-Leyland”, “Castrol” e “Massey-Fergusson”, aluguer de viaturas através da “Avis Rent-A-Car”, etc. Porém, em 1988 é adquirida a totalidade do capital social à “Eminco”.
1956
Festa dos 50 anos da empresa na “FIL - Feira das Indústrias de Lisboa”
Stand da “C. Santos, Lda,” na Avenida da Liberdade, em Lisboa
Oficinas na Quinta das Laranjeiras, em Lisboa
Stand da “C. Santos, Lda.”, na Rua de Santa Catarina na cidade do Porto
Em Abril de 1989, “Sociedade Comercial C. Santos”, foi adquirida pelo então denominado “Grupo Daimler-Benz”, que marcou o início das actividades da recém criada “Mercedes-Benz Portugal”, com sede na Abrunheira em Mem Martins.
A “Sociedade Comercial C. Santos” é, actualmente, um concessionário e oficina autorizada para comercialização de viaturas, peças e prestação de serviços após venda das marcas “Mercedes-Benz”, “Smart” e “AMG” composta por: uma unidade na Maia, pelo salão de exposição da Avenida da Boavista (Porto) e o de Felgueiras.
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Delcampe.net, Hemeroteca Digital, Soc. Com. C. Santos
3 comentários:
O aparecimento da Mercedes Benz Portugal - nasce da C.Santos Lda sede em Lisboa e representante dos produtos mercedes benz - a sociedade comercial c.santos porto deve ser entendida como filiada da c.santos lda .
Caro José Moreira
Grato pelo seu esclarecimento
Os meus cumprimentos
José Leite
Como neto do Eng Carlos Santos felicito-o pelo artigo.
Grato por recordar partes da história por vezes esquecida!
Pedro Pessoa e Costa
Enviar um comentário