Restos de Colecção: Sapataria e Chapelaria Lord

30 de março de 2013

Sapataria e Chapelaria Lord

A sapataria e chapelaria "Lord", na Rua Augusta, 201 em Lisboa, abriu em 21 de Junho de 1941. Foi projectada pelo arquitecto Francisco Keil do Amaral, que viria também a projectar a Sapataria "Galã ", em 1952, e na mesma rua. Aliás este arquitecto estaria ligado a projectos de outras sapatarias como: além da citada Sapataria Galã de 1952, a Sapataria "Arte", 1953, todas na Rua Augusta; Sapataria "Mário", na Rua de Santa Justa e a  Sapataria "Select", na Rua do Carmo, esta só em projecto.

Frente à porta uma vitrina com uma fiada de caixas altas para chapéus! Do lado esquerdo vitrinas estreitas e bem iluminadas, exibem chapéus. Na quina exterior, o emblema da firma em folha de metal, pintado, um cavalheiro de chapéu alto e casaca, o "Lord".   

                                                              Sapataria e Chapelaria "Lord" em 1942                                             

 

                       Sapataria Lord.9

 

      Placards expostos nas duas montras a quando do "Concurso de Montras" promovido pelo SPN no Natal de 1942

                                              

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

A "Lord" destaca-se pela beleza: tom acobreado das caixilharias encastradas na fachada em mármore negro, ainda mais a distinguem. A porta chapeada a cobre com 12 óculos entre o circular e o rectângulo, recuada, entre duas montras curvas, mais lhe confere distinção. Cada montra tem ao centro um óculo em que se realça um sapato ou uma mala. Bela decoração de 1970, no interior é de novo o cobre a conjugar com a madeira e o azul petróleo dos estofos e alcatifas.

 

                              

Ao longo dos tempos, muitas das lojas mais aparatosas da Baixa e do Chiado, eram e são as sapatarias: seduzir as clientes não é só pelo sapato mas também pela decoração da sapataria. A sapataria e chapelaria "Lord", pela sua notável decoração é, ainda hoje, a pérola deste ramo, senão mesmo uma das lojas mais belas da Baixa e Chiado.

Hoje a "Lord" pertence ao grupo "Godiva", associando a chapelaria à sapataria, de marca própria ou doutros.

3 comentários:

Manuel Tomaz disse...

Bons tempos, em que a abertura de um estabelecimento, fazia parte da sua decoração o trabalho de um arquiteto. Hoje, os poucos estabelecimentos que abrem, decoram-se da noite para o dia... É assim os tempos da crise!

Graça Sampaio disse...

Como me lembro bem de lá ir nos idos de 60/70! Belas recordações!

Boa Páscoa, José!

José Leite disse...

D. Graça Sampaio

Grato pelo seu comentário e pelos votos de Boa Páscoa, que retribuo.

Os meus cumprimentos

J.Leite