A “Rádio Filmes, Limitada”, sediada na Avenida Duque de Loulé em Lisboa foi uma subsidiária da grande produtora e distribuidora de filmes americana “RKO Radio Pictures Inc.”. Foi distribuidora para Portugal dos filmes produzidos e distribuídos por esta última.
1941
A “RKO (Radio-Keith-Orpheum) Pictures” é uma companhia americana produtora e distribuidora de filmes. Como “RKO Radio Pictures Inc.” , foi um dos cinco maiores estúdios de Hollywood na época de ouro do cinema americano.
A empresa foi resultado da compra, pela “Radio Corporation of America” (RCA) em Outubro de 1928, e fusão da cadeia de teatros “Keith-Albee-Orpheum” (KAO) com os estúdios “Film Booking Offices of America” (FBO).
Fred Astaire e Ginger Rogers, Katharine Hepburn, Myrna Loy, Robert Mitchum e Cary Grant, foram alguns dos grandes actores que protagonizaram filmes realizados por estes estúdios.
Em 1948 o industrial Howard Hughes, adquire a RKO, e anos mais tarde depois do seu declínio os estúdios são comprados pela "General Tire and Rubber Company" em 1955. A "RKO Radio Pictures Inc." original cessa a actividade em 1957 e é dissolvida em 1959.
Em 1981, a emissora “RKO General”, o herdeira corporativa, sobreviveu como uma subsidiária de produção da "RKO Pictures Inc.". Em 1989, este negócio e mais alguns activos remanescentes, marcas registradas e direitos de remake para muitos filmes clássicos da extinta "RKO Radio Pictures Inc.", foi vendido a novos proprietários, que agora dirigem a pequena empresa independente "RKO Fotos LLC.".
Filme distribuído pela RKO para o Politeama
Myrna Loy Cary Grant
Sem comentários:
Enviar um comentário