Restos de Colecção: Rádio Filmes

1 de março de 2013

Rádio Filmes

A “Rádio Filmes, Limitada”, sediada na Avenida Duque de Loulé em Lisboa foi uma subsidiária da grande produtora e distribuidora de filmes americana “RKO Radio Pictures Inc.”. Foi distribuidora para Portugal dos filmes produzidos e distribuídos por esta última.

              

                                                                                           1941

                                

 

A “RKO (Radio-Keith-Orpheum) Pictures” é uma companhia americana produtora e distribuidora de filmes. Como “RKO Radio Pictures Inc.” , foi um dos cinco maiores estúdios de Hollywood na época de ouro do cinema americano.

                                             

A empresa foi resultado da compra, pela  “Radio Corporation of America” (RCA) em Outubro de 1928, e fusão da cadeia de teatros “Keith-Albee-Orpheum” (KAO) com os estúdios “Film Booking Offices of America” (FBO).

Fred Astaire e Ginger Rogers, Katharine Hepburn, Myrna Loy, Robert Mitchum e  Cary Grant, foram alguns dos grandes actores que protagonizaram filmes realizados por estes estúdios.

 

                                

  RKO.8

Em 1948 o industrial Howard Hughes, adquire a RKO, e anos mais tarde depois do seu declínio os estúdios são comprados pela "General Tire and Rubber Company" em 1955. A "RKO Radio Pictures Inc." original cessa a actividade em 1957 e é dissolvida em 1959.

                                            

Em 1981, a emissora “RKO General”, o herdeira corporativa, sobreviveu como uma subsidiária de produção da "RKO Pictures Inc.". Em 1989, este negócio e mais alguns activos remanescentes, marcas registradas e direitos de remake para muitos filmes clássicos da extinta "RKO Radio Pictures Inc.", foi vendido a novos proprietários, que agora dirigem a pequena empresa independente "RKO Fotos LLC.".

                                                           Filme distribuído pela RKO para o Politeama

                                           

                                                 Myrna Loy                                                            Cary Grant

                     

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

1 comentário:

Miguel Catarino disse...

Curiosidade: a RKO também era a distribuidora dos filmes do Walt Disney. Desconfio que foi graças a essa agência que grandes filmes de animação como "Branca de Neve e os Sete Anões" ou "Pinocchio" vieram para Portugal.