A tipografia “Casa Portuguesa”, foi fundada em 1857 e era propriedade da firma José Nunes dos Santos & Cª, Lda., estabelecida como papelaria inicialmente na Rua de São Roque e posteriormente na Rua da Misericórdia (ex- Rua do Mundo), tinha as suas oficinas tipográficas na Rua das Gáveas. É a tipografia mais antiga de Portugal.
Oficinas Tipográficas
Escritório Armazém
Executavam impressões a cores, ouro, prata e sobre setim, além de encadernações, revistas, livros, cartazes, etc.. Editaram inúmeras obras literárias. Na sua papelaria vendiam todo o tipo de material para escolas, escritórios, ateliers, etc. Eram importadores de postais ilustrados.
1902
Nesta tipografia imprimiram-se o "Diário Ilustrado", “Diário da Manhã” e, a "Parada da Paródia". Corria o tempo da censura prévia pelo que quando começavam a ficar prontas as provas de texto que era preciso rever, até o jornal estar pronto a entrar na máquina, podia correr muito tempo. Tanto podia acontecer à meia noite como às duas da manhã, ou às quatro. Este "horário de trabalho flexível" dependia da Censura. As provas eram enviadas à medida que estavam prontas e, durante aquele período de tempo, era um corrupio, da tipografia para a Censura e da Censura para a tipografia, até estar tudo devidamente autorizado, com o carimbo oficial aplicado a todas as provas, de texto e de bonecos.
Esta tipografia também efectuou trabalhos para a “Agência Geral do Ultramar’” nos anos 60 do século XX.
Stand na ‘Feira das Indústrias’, em 1950 e visita ao mesmo pelo Dr. Oliveira Salazar
Exemplos de trabalhos da ‘Casa Portuguesa’
1909 1916
A sua designação oficial mudou para “Empresa Tipográfica Casa Portuguesa Sucessores., Lda.” , nos anos 50 do século XX. Ainda existe e está sediada no Seixal.
Sem comentários:
Enviar um comentário