7 de maio de 2010

Fórmula 1 em Portugal

O 1º GP de de Fórmula 1 em Portugal no ano de 1958, foi corrido no circuito da Boavista a 14 de Agosto e foi ganho por Stirling Moss ao volante de um Vanwall. Curiosidade na participação da 1ª mulher ao volante de um F1, Maria Tereza de Filippis ao volante de um Maseratti.

 

O 2º Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 no ano de 1959 foi no circuito de Monsanto ganho tambem por Stirling Moss num Cooper-Climax. Em baixo o cartaz publicitário alusivo ao evento e uma foto da prova.

Neste GP correu o piloto português Mário Araújo Cabral (Nicha Cabral) ao volante de um Cooper-Maseratti terminando em 10º lugar.

 

3º Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 realizou-se em 1960 de novo no circuito da Boavista como retrata a foto a seguir

 

Esta prova foi ganha pelo britânico Jack Brabham ao volante de um Cooper-Climax. Este seria o início de um longo interregno desta modalidade no nosso país até ao dia 21 de Outubro de 1984, em que já no Autódromo do Estoril, o vencedor foi Alain Prost num Mclaren-Tag.

Em 22 de Setembro de 1996 após a vitória de Jacques Villeneuve ao volante de um Williams-Renault iniciou-se de novo um interregno(?) ..... até quando não se sabe.

Sem comentários: