Restos de Colecção: Salão Vauxhall e Salão Meyerbeer

2 de março de 2025

Salão Vauxhall e Salão Meyerbeer

O "Salão Vauxhall" ou "Salão Vaux-Hall", propriedade de Francisco Vianna Ruas, foi inaugurado em 21 de Janeiro de 1864. Instalou-se nas lojas do penúltimo prédio à direita, que se encontrava na Rua Nova da Palma, no Socorro e antes de chegar à Carreirinha do Socorro (hoje Rua Fernandes da Fonseca), vindo do Rossio, onde viria a ser construído o "Theatro do Principe Real" inaugurado em 29 de Setembro de 1865. Na sequência da implantação da república, viria a ser renomeado de "Theatro Apollo", em 11 de Outubro de 1910.



17 de Janeiro de 1864

20 de Janeiro de 1864


Localização do "Salão Vauxhall" e depois "Salão Meyerbeer", no rectangulo desenhado a preto


"Teatro Apolo", em cujo terreno onde estiveram instalados os "Salão Vauxhall" e "Salão Meyerbeer"

Francisco Vianna Ruas « ... era um afamado mestre d'obras e proprietario d'uma estancia de madeiras á Boa Vista. Foi ele quem edificou o teatro do Gymnasio. O velho Ruas achou-se de uma vez emprezario do theatro de S. Carlos. Dera com os burrinhos n'agua o emprezario Iork, a quem o theatro fora adjudicado por tres annos.» (Sousa Bastos)

O seu nome "Vauxhall" (nome dos jardins de lazer de Londres) terá sido inspirado no existente em Bruxelas, com o mesmo nome "Vauxhall de Bruxelles" e que tinha sido inaugurado num jardim dessa cidade em 1761, e que ainda hoje existe. Em Paris, outro com a designação de "Vaux-Hall de Torré" inaugurado em 1769.


"Vauxhall de Bruxelles" (em gravura do século XVIII e em foto actual)

O "Salão Vauxhall", promovia bailes de máscaras e concertos de polkas, valsas e mazurkas. Os bailes tinham início às 8 horas da noite terminavam às 3 horas da manhã, com preços de 300 réis e 400 réis para a galeria. Não teve sucesso e teve uma existência de messes, tendo encerrado pouco tempo depois de ter aberto.

Aproveitando o mesmo local, para sala de entrada e botequim, e ocupando todo o prédio da esquina da Rua Nova da Palma com a Carreirinha do Socorro, foi logo construído um novo salão para concertos, o "Salão Meyerbeer" do mesmo proprietário, sendo a orquestra dirigida pelo maestro Arthur Frederico Reinhart. O nome do Salão ficou a dever-se a Giacomo Meyerbeer (1791-1864) - nascido alemão Jakob Liebmann Meyer Beer -, compositor e maestro alemão da época do Romantismo. Tinha morrido no mesmo ano de 1864, em 2 de Maio.


Giacomo Meyerbeer (1791-1864)


Capa de pauta da música editada pela casa "Auguste Neuparth" da Rua Nova do Almada

 2 de Setembro de 1865

«Quando Meyerbeer deixou de existir, um compositor qualquer lembrou-se de fazer uma marcha funebre dedicada á memoria do immortal auctor da Africana, e foi apresental-a a Rossini, para que este desse a sua opinião.
- Então que tal acha a minha musica, perguntou?
- Muito bôa, respondeu Rossini, mas seria melhor que você tivesse morrido e Meyerbeer escripto a marcha!» in:
jornal "A Nação".

O "Salão Meyerbeer" foi inaugurado em 22 de Dezembro de 1864 e ... «Abriu hontem o bello salão Meyerbeer as suas portas ao publico. A concorrencia não foi extraordinaria mas a noite passou se agradavelmente, e a orchestra executou magistralmente o seu programma.» Os bailes começavam às 8 horas da noite e terminavam à 1h da manhã, fechando o estabelecimento às 3 horas da manhã.


22 de Dezembro de 1864


24 de Dezembro de 1864


Planta onde é indicada a localização do "Teatro Apolo"

O sucesso, também, não foi grande e os lucros obtidos foram escassos, e Francisco Vianna Ruas encerrou-o logo de seguida e transformou-o em teatro, Aproveitando as paredes, «transformou o salão n'um modesto theatro e convidou o actor Cezar de Lima a associar-se a elle para formar companhia.» As obras começaram em Julho de 1865 e inaugurou-se o "Theatro do Principe Real" em 29 de Setembro do mesmo ano. Em 11 de Outubro de 1910, viria a mudar de designação para "Teatro Apolo


"Teatro Apolo" à esquerda na foto

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