Restos de Colecção: Hotel das Nações

14 de abril de 2024

Hotel das Nações

O "Hotel das Nações", propriedade de Luiz Augusto Brandão, foi inaugurado em 13 de Janeiro de 1887, no 1º andar do número 85, da Rua da Magdalena, em Lisboa. Não confundir este hotel com outro, com nome muito parecido: "Hotel Duas Nações" , localizado na esquina da Rua Augusta com a Rua da Vitória, inaugurado em 23 de Fevereiro de 1879 e ainda em funcionamento.


Foto de 6 de Julho de 1901

Quando investiguei acerca deste hotel, verifiquei que apesar de, a partir de certa altura, já ocupar o edifício inteiro, (que não era nesse tempo fácil encontrar em Lisboa congéneres nessa dimensão), não existir quase publicidade alguma, tanto em jornais, como em revistas ou almanaques. A resposta foi-me dada pelo pequeno artigo que o jornal "Vanguarda" escreveu, em 13 de Janeiro de 1907, por altura do vigésimo aniversário desta unidade hoteleira, e que passo a transcrever na sua maioria:

«A "Vanguarda", lembrando esse anniversario, ufana-se de pôr em destaque um dos homens mais activos e trabalhadores do nosso meio e que, unicamente pelo seu esforço, pela sua tenacidade e pela sua intelligencia, se tem sabido impôr á estima e á consideração de todos - o sr. Luiz Augusto Brandão. Foi elle que em 13 de janeiro de 1887, metteu hombros a essa empreza; é ele que ainda hoje se encontra á testa do estabelecimento que fundou, esforçando-se a cada passo pelo seu desenvolvimento e pelo seu progresso.
Occupando de principio apenas o primeiro andar do predio do largo da Magdalena, 85, Luiz Augusto Brandão conseguiu á custa de muito trabalho e sacrificios, tomar todo o edificio e colocar o Hotel das Nações á altura d'um dos primeiros da capital, no seu genero.



14 de Janeiro de 1893


1900

Não careceu Luiz Brandão, ou o "Luiz das Nações", como vulgarmente é conhecido, de fazer propaganda ou o mais leve reclame do seu estabelecimento. Foi a propria clientella que assumiu gostosamente esse encargo, attenta a forma como alli era tratada.
E assim a provincia, nomeadamenteo Alemtejo - onde não ha lavrador ou familia abastada que não conheça o "Luiz das Nações", e que não preste inteira justiça ao seu caracter e ao seu grande coração - começou de affluir ao hotel e a acredital-o.
Em sua casa teem estado como hospedes, conservando-se alli o largo espaço de tempo destinado aos seus estudos, os filhos das principaes familias alentejanas, que hoje occupam os primeiros logares da sociedade, quer na magistratura, quer nas sciencias e nas artes, quer no exercito, etc. (...)
O pessoal da casa, na sua maior parte, com largos annos de serviço, e que tem sido um valioso auxiliar da sua obra, encontra em Luiz Augusto Brandão, não um chefe ou um patrão severo, mas um amigo, verdadeiro e bom, digno do maior respeito e dos mais acrisolados affectos.»


1908

1913

Pelo exposto, acho que este hotel funcionaria, na sua essência, como uma casa de hóspedes de grande dimensão, que albergava, entre outros, estudantes do Alentejo e Algarve, durante os anos dos seus cursos. Por esse facto não necessitava de fazer publicidade a nível global, talvez mais nas regiões do Alentejo e Algarve. Faz-me lembrar o filme português "Encontro com a Vida" realizado por Arthur Duarte em 1960, protagonizado por Rogério Paulo, em que um rapaz se hospeda na "Pensão Laura", em Lisboa, durante os anos que "tentou" tirar o curso de Medicina.

Por falar em casa d'hospedes e nações ...


13 de Janeiro de 1897

Outro pequeno hotel (só num piso) era vizinho, em frente e no mesmo Largo da Magdalena: o "Hotel Pinto & Minho", de João Antonio da Silva Pinto, com entrada pela Travessa das Pedras Negras, nº 1 ...


"Hotel Pinto e Minho" no 2º andar, aquando da procissão da Nossa Senhora da Saúde


20 de Junho de 1891

E na mesma Rua da Magdalena, mas com a entrada principal pela Rua dos Fanqueiros, ainda outro: o "Novo Hotel Pelicano", que se tinha instalado no prédio que tinha substituído o "Theatro de D. Fernando", com frente para a Rua dos Fanqueiros.

"Novo Hotel Pelicano" - frente para a Rua da Magdalena


1896

Não sei quando encerrou definitivamente o "Hotel das Nações", até porque como já referi anteriormente, a sua presença em publicações era quase nula. Talvez nos anos 20 do século XX.

Prédio onde esteve instalado o "Hotel das Nações", actualmente

fotos in: Hemeroteca Digital de LisboaArquivo Municipal de Lisboa

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

Mais um excelente post sobre a "hotelaria" do início do séc. XX.
Evidentemente que não se trata do Largo da Madalena 85, como inicialmente vem indicado, mas sim Rua da Madalena 85. Os próprios autores também fazem confusão: num anúncio Largo e noutro Rua da Madalena.
Até é fácil de verificar na placa toponímica se tratar da Rua, continuação que vem da Rua da Alfândega.

Cumpts.
Valdemar Silva

José Leite disse...

Muito grato pelo seu, sempre amável, comentário e pela sua chamada de atenção.
Sei bem que é Rua da Madalena e não Largo, mas essa escapou-me ...
Os meus cumprimentos
José Leite