Restos de Colecção: Livraria Moura Marques & Filho

11 de julho de 2023

Livraria Moura Marques & Filho

A "Livraria Moura Marques & Filho" teve a sua génese na "Livraria Academica" de João de Moura Marques" fundada em 1900, na Rua Ferreira Borges, 171-173 em Coimbra, por João Rodrigues de Moura Marques, que chegou a ser Presidente da "Associação Commercial de Coimbra". As imagens do  exterior e interior da livraria poderão ser observadas em dois anúncios publicitários, que publico de 1913 e 1915.



1912

1913


Livrarias de Coimbra em 1908,  e em 1913 (imagem seguinte)


Livrarias de Coimbra em 1913

Em 20 de Dezembro de 1900 o jornal "Resistência" de Coimbra relatava:

«Visitámos a Livraria Académica do sr. João de Moura Marques na Rua Ferreira Borges, 173.
Vimos alli uma deliciosa collecção de chromos para boas festas, a par de uma delicada collecção de almanacks e folhinhas para o novo anno, e collocados em chromos.
Os preços de uns e outros sam verdadeiramente modicos, e pois que a épocha de boas festas e de fim d'anno é propria à acquisição daquêlles artigos, aconselhâmos o publico a visitar aquêlle estabelecimento, e terá visto que lhe prestâmos um serviço.»


"Livraria Académica de João Moura Marques" à direita na foto


Postal datado de 11 de Janeiro de 1909

João de Moura Marques, começou por livreiro e estrear-se-ia como editor, em 5 de Dezembro de 1903, com "A Única Verdade", um «Drama em 2 átos» de Manoel de Sousa Pinto. Nos rodapés das capas ou contra-capas dos livros aparecia como: "Livraria Académica - João de Moura Marques, Editor". Moura Marques viria a ser nomeado, em 1909, para Presidente da Direcção da "Associação Commercial de Coimbra".


6 de Dezembro de 1903

Nesta ocasião, em 6 de Dezembro de 1903 no jornal "Resistência", de Coimbra uma notícia intitulada: "Novidade Literária":

«Foi ontem pôsto á venda, editado pela livraria académica do sr. João de Moura Marques, um drama em 2 atos - A Única Verdade - do nosso illustre colaborador Manoel de Sousa Pinto, que por certo conquistará largo sucesso no nosso meio intelétivo.
É esta a primeira edição da Livraria Académica, que auspiciosamente se estreia, dando nos um trabalho cuidado, de fatura elegante e simples, sem os arrebiques pesados que andam agora em voga.
Por isso muito cordealmente, felicitamos o sr. Moura Marques, cuja afabilidade, solicitude e onradêz o tornam tão geralmente estimado e merecedôr da simpatia pública.» 


Fotografia recente do edifício onde funcionou a "Livraria Academica", na Rua Ferreira Borges

No final da primeira década de 1900, João de Moura Marques abre a "Livraria Moura Marques", no ainda Largo do Príncipe D. Carlos, que mudaria de denominação após a implantação da República, para Largo Miguel Bombarda. Mais tarde viria a dar início a uma estreita colaboração com a Faculdade de Medicina de Coimbra. Nos anos 20 do século XX muda de denominação para "Livraria Moura Marques & Filho".


"Livraria Editora Moura Marques & Paraisos" em 1912


"Livraria Academica" à direita na foto, na única loja que não tem toldo aberto


No jornal "Gazeta de Coimbra" em 28 de Janeiro de 1914

1915


"Livraria Moura Marques & Filho" por debaixo do reclame dos laboratórios "Bial"


Julho de 1938

Além de livros de âmbito geral nacionais e estrangeiros, com especial incidência em livros de Medicina, postais, tabacos, artigos de papelaria, material escolar. Vendia também artigos hospitalares, - «Arsenal completo de instumentos cirurgicos» - como poderemos testemunhar no próximo anúncio publicitário. A par destas actividades foi editor e distribuidor da revista médica "Coimbra Médica" desde 1934 até 1948, já sob a denominação de "Livraria Moura Marques & Filho".

Abril de 1935


Julho de 1938


1948

A "Livraria Moura Marques & Filho", viria encerrar na segunda metade dos anos 50 do século XX, dando lugar a uma agência do "BPA - Banco Português do Atlântico". Pouco tempo depois o edifício seria demolido e no seu lugar seria construído outro, continuando lá instalada a farmacêutica "BIAL", e na loja o extinto "BANIF - Banco Internacional do Funchal".

fotos in: Hemeroteca DigitalBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Almamater - Universidade de Coimbra, Arquivo Nacional da Torre do Tombo

1 comentário:

mikos disse...

Meu caro, há aqui alguma confusão. A numeração das portas terá sido alterada, só pode. De facto a foto do prédio recente que coloca corresponde ao numero 173 da Ferreira Borges. No entanto as imagens de época que coloca, retratam um edifício no Largo da Portagem onde, creio eu, hoje existe um Hotel(pisos cimeiros) e uma Loja (Comur) . O edifício da Portagem é o correto, mas na época o local chama-se Rua Ferreira Borges. Isto deverá ter sucedido porque o Largo da Portagem é contíguo à Rua Ferreira Borges. Espero ter ajudado. Muitas felicidades para si e obrigado pelo seu maravilhoso blog.