Restos de Colecção: Galerias Ritz e Snack-Bar Monumental

5 de março de 2023

Galerias Ritz e Snack-Bar Monumental

Quando em 24 de Novembro de 1959 foi inaugurado o "Hotel Ritz", em Lisboa e projectado pelo arquitecto Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957), o seu complexo não incluía, ainda, as "Galerias Ritz", apesar de ser uma das hipóteses para aquele espaço esquina da Rua Castilho com a Avenida Joaquim António de Aguiar.


"Hotel Ritz" em 1959, ano da sua inauguração, ainda sem as "Galerias Ritz"

As "Galerias Ritz", projectadas por Leonardo Castro Freire (1917-1970) - discípulo de Pardal Monteiro que falecera durante a construção do hotel - foram finalizadas em 1964 e não tinham qualquer ligação interna ao hotel - «edifício num podium inacessível, apenas quebrado pelas entradas pontuais para os espaços de restauração ou exposições.». A sua construção ficou a cargo da firma "Diamantino F. Tojal, Sucessores, Lda.".



Fases de construção das "Galerias Ritz"


"Galerias Ritz" concluídas em 1964

Entre a garagem do Hotel e o espaço das lojas nas "Galerias Ritz", instalou-se o famoso e muito frequentado "Snack-Bar Monumental", promovido pelo industrial hoteleiro Amadeu Dias, e inaugurado em 19 de Maio de 1969. Lembro que Amadeu Dias já explorava os três bares do "Cinema-Teatro Monumental" e o "Café Monumental", inaugurado em 17 de Setembro de 1955 no mesmo edifício do cinema-teatro. O projecto de decoração e arquitectura deste espaço foi do arquitecto, pintor, escultor e designer, Luís Ralha (1935-2008).



18 de Maio de 1969


Com os seus três pisos, oferecia balcões corridos à semelhança do snack-bar "Galeto" - inaugurado em 30 de Julho de 1966 na Avenida da República, em Lisboa - e que, ao contrário do hotel, não era um equipamento de luxo. A mencionar: "Bife à Robin dos Bosques", os gelados e as pizzas que também ali eram servidas e pouco usuais nos distantes anos 70 do século XX. Lembro-me que a sua inauguração foi um acontecimento lisboeta e nos meses seguintes, nos finais de semana, formavam-se filas à porta para almoçar ou lanchar.


Viria a encerrar, não sei em que ano, e por sua vez as "Galerias Ritz" entraram em decadência e o seu espaço foi abandonado e encerrado por alguns anos.

Em 2019, foram iniciadas obras de demolição e requalificação das antigas "Galerias Ritz", a cargo da construtora "Alves Ribeiro, S.A.", e projectadas por "RRJ Arquitectos", entretanto já terminadas. Com 15 milhões de euros de investimento depois, os míticos espaços comerciais, deram lugar a um novo local de escritórios de luxo "Castilho 77 Offices" e no lugar do antigo "Snack-Bar Monumental" o restaurante japonês de sushi "Kabuki", inaugurado em 2021 e pertença do "Grupo Kabubki". Ao mesmo tempo a área de estacionamento automóvel interior foi aumentada.


"Castilho 77 Offices", via Google Maps





Restaurante sushi "Kabuki", nas antigas instalações do "Snack-Bar Monumental"


fotos in: Hemeroteca DigitalBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Mário Novais), Arquivo Municipal de Lisboa, Grupo Kabuki

1 comentário:

Lord Nog disse...

As saudades que eu tenho do Bife à Robin dos Bosques, da costeleta na tábua, dos combinados e dos gelados.
...e de comprar uma revista à entrada :)
Não havia Sábado, no mínimo, que não jantasse lá. Ir lanchar um combinado e um gelado também nunca caía nada mal.
Há muito que não passo lá à porta. Está visto que agora é mais uma porcaria para comer peixe cru. Não ser mais uma loja de chineses, já não é mau.
Vivemos numa era em que a malta vai jantar em cuecas e de chinelo no pé. As Galerias nunca poderiam resistir.
Mudam-se os tempos...