Restos de Colecção: Paraíso Piscina-Praia do Palace Hotel Curia

26 de junho de 2022

Paraíso Piscina-Praia do Palace Hotel Curia

O "Palace Hotel da Curia", projecto do arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962), e propriedade do empresário hoteleiro Alexandre d'Almeida, era inaugurado em 25 de Julho de 1926, na estância termal da Curia.

Em 1934, é inaugurada uma piscina desportiva e de lazer nos jardins do Palace Hotel, de seu nome "Paraíso Piscina-Praia" e concebida numa arquitectura modernista e numa arrojada forma de convés dum navio, que se viria a tornar o centro de animação das termas nas décadas seguintes. A sua concepção foi da responsabilidade do arquitecto Raúl Martins (1892-1934) e a sua construção do engenheiro José Belard da Fonseca (1889-1969).


Devido às suas dimensões seria a segunda piscina olímpica construída em Portugal, a seguir à do "Sport Algés e Dafundo" (consultar artigo neste blog), inaugurada em 13 de Julho de 1930.  De referir que, na época, o comprimento de uma piscina olímpica era de 33 metros. Campos de ténis e piscinas são equipamentos relativamente frequentes em hotéis desde o início do século XX. 

Piscina do "Sport Algés e Dafundo"

A sua criação, projetou o "Palace Hotel da Curia" como o primeiro hotel do País equipado com piscina para lazer aquático e para a realização de competições oficiais, quer de saltos quer de natação, além do pioneirismo de promover a sua utilização para aulas de natação aos hóspedes.




Aula de natação



A "Paraíso Piscina-Praia", era um pequeno complexo equipado com um vasto conjunto de serviços e equipamentos: torre de saltos, bancadas, solários, restaurante, bar, dancing, chuveiros, duches e banhos de imersão de água quente e fria, cabines para senhoras e cavalheiros, gabinetes privados para massagens, cabeleireiro, barbeiro, manicure e rouparia.

gentilmente cedido pelo blog "Garfadas On Line"


Notícia na revista "Stadium" de 20 de Agosto de 1947


Paraíso Piscina-Praia, actualmente

Na grande remodelação do "Palace Hotel da Curia" entre 2005 e 2006, a piscina também sofreu alterações, à que se adicionou um SPA com piscina interior de jatos, banho japonês, turco e sauna.

Após a renovação do hotel e a título de equipamentos instalados nos seus parques, a mencionar: piscina,  de espelho de água, courts de ténis, badminton, campo de futebol society, ping pong, quinta ecológica, parque de gamos, colecção de faisões e agricultura biológica, assim como um campo de golfe de nove buracos par trinta e quatro, contíguo.

fotos in:  Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

Sem comentários: