Restos de Colecção: Termas de Entre-os-Rios

2 de janeiro de 2021

Termas de Entre-os-Rios

A "Estancia Hidroterapica de Entre-os-Rios" teve a sua génese, na estância da Torre com a abertura do balneário hidroterápico em 1894, tendo sido inaugurado o "Grande Hotel da Torre", em 1906. Quanto à outra estância termal, a de S.Vicente, que faz, igualmente parte das Termas, o seu balneário e o "Grande Hotel de S. Vicente" foram  inaugurados em 1901, tendo o projecto de ambos sido da autoria do engenheiro Augusto Lopes Coelho.

Quanto às acessibilidades, a revista "Occidente" de 10 de Junho de 1907 informava:

«A Estancia de Aguas de Entre-os-Rios está a uns 36 kilometros da cidade do Porto, percorridos 25 kilometros pela linha ferrea do Douro, até á estação de Cette, e desta 11 kilometros até ao Hotel da Torre, vencidos em uma hora e um quarto, fazendo-se a viagem em bons trens de aluguer a preços modicos ou nos carros de carreira, que chegam ao hotel ás 11 horas da manhan e ás 9 e 1/2 da noite.»

O exemplar de 20 de Junho de 1919 da "Revista de Turismo", descreve a localização:

«Sob a generica denominação de "Águas de Entre-os-Rios" são conhecidas duas estâncias: a da Torre, ao sul do concelho de Penafiel, junto á estrada que liga com a estação de Cete, na linha férrea do Douro a 2 e 1/2 kilometros da foz do Tamega, na margem direita do Douro, avistando-se logo acima a foz do Paiva, na margem esquerda: a de S. Vicente, que é a mais antiga e já era conhecida dos romanos.»


Balneário de S. Vicente


Grande Hotel da Torre e balneário hidroterápico



Artigo na revista "Occidente" de 10 de Junho de 1907 (clicar para aumentar)

Em Agosto de 1934, podia-se ler no jornal "A Capital", num artigo intitulado "Termas e Praias":

«Águas de Entre-os-Rios.  Premiadas com a medalha de ouro nas exposições de Barcelona e Sevilha.

As mais sulfurosas do País (dr. Ferreira da Silva) e de alta radio-actividade (dr. Pereira Forjaz) combatem eficazmente todas as doenças das vias respiratorias, isto é, as bronquites asmáticas, e, sobretudo, as asmas infantis, bronquites cronicas, faringites, laringites, amigdalites, escleroses pulmonares, enfisemas bronquietasias e, ainda, pela sua sulfuração são soberanas no tratamento da sífilis e do palodismo.
Em uso externo, os banhos de Entre-os-Rios, amarelos e brancos, dão excelentes resultados nas dermatites pruriginosas, eczemas, acnes, psoriasis e peladas, não esquecendo (dr. Melo Breyner) a acção poderosa das Águas  de Entre-os-Rios nas flebites e até nos reumatismos.
O balneário, um dos primeiros do país, com as suas apropriadas instalações, a gimnastica e maçagem exercidas por um profissional sueco e o Grande Hotel da Torre estão abertos até 30 de Setembro.
Pedidos de quartos: ao gerente do Hotel das Aguas de Entre-os-Rios, Entre-os-Rios, ou ao gerente do Grande Hotel do Porto. Depositario em Lisboa: Centeno & Neves, Ltdª, Rua da Prata 204-208.»




                        Guia dos Caminhos de Ferro de 1913                                       20 de Junho de 1919


Na estância de S. Vicente, a 12 metros do balneário foi inaugurado em 1906, o "Grande Hotel de S. Vicente" «com lotação para 100 hóspedes e todo o conforto moderno». Ainda existiam outros dois hotéis na mesma zona: o "Hotel da Várzea" e o "Hotel Internacional", além de outras hospedarias.


Conjunto "Grande Hotel de S. Vicente" e Balneário



Ambos os anúncios publicitários no "Guia Official dos Caminhos de Ferro de Portugal" de 1913 


Gentilmente cedido por Carlos Caria

Edifício do balneário de S. Vicente


Postal de 25 de Julho de 1908

Na estância da Torre foram construídos dois equipamentos hoteleiros: o "Grande Hotel da Torre", inaugurado em 1906 tendo como arrendatária a firma "Avelino & Camanho, Lda.", e com capacidade para 200 hóspedes. Junto ao edifício encontra-se em anexo o estabelecimento hidroterápico; e o "Grande Hotel de Entre-os-Rios". Ambos eram propriedade da "Sociedade das Águas de Entre-os-Rios", concessionários da exploração.

"Grande Hotel da Torre"







Vestíbulo do estabelecimento hidroterápico junto ao "Grande Hotel da Torre"

Gentilmente cedido por Carlos Caria

«O serviço em qualquer d'esses hoteis, nada deixa a desejar, tanto em alojamento como em comida. São dois hoteis modernos em toda a extensão da palavra.» in "Revista de Turismo"

"Grande Hotel d'Entre-os-Rios"








O "Grande Hotel d'Entre-os-Rios", viria a passar para a posse do INATEL, passando a designar-se por "Inatel Entre-os-Rios", e cujas instalações actuais mostro de seguida:








No site deste Hotel pode-se ler:

«Com um edifício centenário, recentemente remodelado, mas que se soube manter fiel à arquitetura clássica que o caracteriza. São exemplo disso, a ampla sala de jantar com os tetos trabalhados, grandes lustres suspensos e piso de tábua corrida que, remetem para o requinte de antigamente.
Para além de 42 quartos totalmente equipados, o hotel tem ainda ao dispor bar de convívio, capela, parque de estacionamento, complexo polidesportivo e wi-fi gratuito.
No restaurante do hotel, chegam à mesa os exemplares mais dignos do receituário regional, com referências inspiradas na gastronomia ancestral de Penafiel.
A Estância Termal tem ao dispor um vasto leque de tratamentos de águas com efeitos benéficos em doenças pulmonares, músculo-esqueléticas e da pele, bem como modernas áreas de relaxamento e bem-estar.»

Quanto ao "Grande Hotel S. Vicente" , passou a designar-se "Palace Hotel & Spa Termas de S. Vicente", com a categoria de 4 estrelas e 130 quartos.








Sem comentários: