A famosa "Ourivesaria e Relojoaria Mergulhão", foi fundada por Manoel Carlos Mergulhão, - também conhecido por "O Mergulhão dos Cordões d'Ouro" - na Rua de S.Paulo, 162, em Lisboa, em 4 de Setembro de 1895, com a designação de "Fidelidade".
Na revista " A Paródia" de 28 de Julho de 1904
Pouco tempo depois abre uma filial na Rua Áurea, 53-55 mas teria uma existência curta. Em 1912 já funcionava nestas instalações a "Chapelaria High-Life" pertença da firma "Ceia & Moraes".
A propósito desta casa o jornal "A Capital" de 29 de Junho de 1916 relatava:
«A chapelaria "High-Life" era a antiga ourivesaria Mergulhão. Os srs. Ceia e Moraes tomaram esse estabelecimento de trespasse, modificaram-no e installaram ali uma das melhores chapelarias de Lisboa. Nenhuma outra possue melhor fornecimento de chapeus estrangeiros. Todas as grandes casas inglezas italianas e francezas ali estão representadas.»
24 de Dezembro de 1912
Em Junho de 1912, ainda no mesmo jornal, a "Ourivesaria e Relojoaria Mergulhão" mencionava num seu anúncio publicitário ser representante da famosa marca de relógios "Patek Philippe". Esta é a primeira referência que encontrei, até hoje, na imprensa portuguesa a esta marca.
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital, Estação Cronographica
Sem comentários:
Enviar um comentário