Restos de Colecção: Estabelecimentos Comerciais de Lisboa (63)

6 de dezembro de 2020

Estabelecimentos Comerciais de Lisboa (63)

 



1913


1915




1913

A chapelaria e artigos militares "Calleya", veio ocupar o espaço outrora a loja de discos e gramofones "Odeon", a  "J. Castello Branco" - como poderá observar no passeio ainda a marca "Odeon" desenhada - e cuja história poderá ler neste blog no seguinte link: "Phonographo e Grampophone em Portugal".




1904

Gelados e Cassatas "Itália" de Alfredo Tarlattini, na Avenida da Igreja. Ao seu lado a "Farmácia Alentejo"


fotos in: Arquivo Municipal de LisboaHemeroteca Digital de Lisboa

3 comentários:

Valdemar Silva disse...

Mais um poste muito interessante.
É curioso observar numa das moradas da União Metalúrgica: 20,Rua Antero de Quental,26.
Embora actualmente o prédio seja gaveto Avenida Almirante Reis-Travessa Cidadão Gonçalves, na data da fotografia também já assim era, e na Travessa não existia o nº. 26. Então seria na Rua Antero de Quental, mais abaixo no lado oposto. Mas na Rua Antero de Quental, lado pares, todas as portas são de prédios da habitação, incl. os nº. 20 e 26 que julgo serem contemporâneos do da Avenida. Realmente o prédio da Antero de Quental nº. 26 tem uma porta e um portão, mas para ser de 20 ao 26 deveria ser um grande edifício o que não parece ter existido.
Caro Sr. Lima, desculpe-me este comentário estilo 'e esta hem!' mas achei curioso.

Outra curiosidade é sobre o 'Odéon' da casa de instrumentos da Rua de Santo Antão, praticamente ninguém pronuncia à francesa e por isso muita gente dizia ir ao cinema 'Odeon', ou melhor ao Odeão já desaparecido e transformado em bloco de apartamentos.

Cumprimentos
Valdemar Silva

Valdemar Silva disse...

Sr. José Leite, desculpe-me troquei-lhe o nome por Lima.
Vendo melhor a fotografia da União Metalúrgica, o tal nº. 26 é precisamente o da porta de gaveto e num andar do nº. 20 (porta de todo o prédio?) teriam os escritórios. Então parece que não gostavam de se anunciar 'numa Travessa'.

Cumprimentos
Valdemar Silva

Valdemar Silva disse...

Sr. José Leite.
Um meu conhecido, também assíduo leitor do seu blogue, telefonou-me a dizer que a Travessa Cidadão João Gonçalves em 1913 era um troço do Rua Antero de Quental.
Parece que foi em 1915 a mudança de nome, a mudança de nome e dos números de polícia de toda a Rua Antero de Quental, digo eu.

Valdemar Silva