Em 28 de Julho de 1910 o jornal "A Capital" noticiava a propósito da “Feira de Agosto” :
«O sr. Ventura Terra, propoz que a feira de Agosto se inaugurasse no próximo sabado, 30; satisfazendo assim o pedido dos feirantes, visto os trabalhos já estarem muito adiantados, a feira de Alcantara já ter terminado e a camara não ser prejudicada com semelhante resolução.»
A "Feira de Agosto” inaugurou-se mesmo a 30 de Julho de 1910, nos terrenos do futuro Parque Eduardo VII, em Lisboa, apesar de o mesmo jornal, neste mesmo dia, ir avisando que: «Parece, porem, que nem todas as casas de diversões conseguirão inaugurar ainda, esta noite, conforme tambem hontem ficou dito.»
Notícia da inauguração, no jornal “A Capital” em 29 de Julho de 1910
Referência à “Feira de Agosto”, na Revista “Illustração Portugueza”
Informações úteis no jornal “Diario Illustrado”
Na "Feira d'Agosto" de 1907
Recordo a propósito do anúncio anterior, que foi nesta “Feira de Agosto” de 1910 que a então famosa actriz Júlia Mendes (1885-1911), representou a sua última revista de seu nome “Zig-Zag”. Viria a falecer muito nova, apenas com 26 anos, em 1911. Tal como Maria Vitória (1888-1915), também desaparecida muito jovem, com ela se formou um dos grandes mitos dos tempos do Fado do início do século.
Em Agosto de 1911 teria lugar nova “Feira d'Agosto”
Em 15 de Agosto de 1911 o jornal "O Zé" (ex-"O Xuão") descrevia as várias barracas de divertimentos e de "comes e bebes" da feira com o artigo intitulado "O Zé na feira".
A “Feira de Agosto” de 1911, já contaria com o teatro “Chalet Júlia Mendes”, com a revista “Sáude e Bichas”, após a morte desta fadista e actriz em Março do mesmo ano. A seguir, foto do já "Theatro Julia Mendes" igualmente instalado na "Feira de Agosto".
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital
1 comentário:
Que bela feira de verão.... faz-me lembrar a extinta feira popular. Que saudades...
Enviar um comentário