Restos de Colecção: Feira de Agosto em Lisboa

12 de dezembro de 2020

Feira de Agosto em Lisboa

Em 28 de Julho de 1910 o jornal "A Capital" noticiava a propósito da “Feira de Agosto” :
«O sr. Ventura Terra, propoz que a feira de Agosto se inaugurasse no próximo sabado, 30; satisfazendo assim o pedido dos feirantes, visto os trabalhos já estarem muito adiantados, a feira de Alcantara já ter terminado e a camara não ser prejudicada com semelhante resolução.»

A "Feira de Agosto” inaugurou-se mesmo a 30 de Julho de 1910, nos terrenos do futuro Parque Eduardo VII, em Lisboa, apesar de o mesmo  jornal,  neste mesmo dia, ir avisando que: «Parece, porem, que nem todas as casas de diversões conseguirão inaugurar ainda, esta noite, conforme tambem hontem ficou dito.»




Notícia da inauguração, no jornal “A Capital” em 29 de Julho de 1910

Feira de Agosto.7 

Referência à “Feira de Agosto”, na Revista “Illustração Portugueza”

Informações úteis no jornal “Diario Illustrado”

 

   



Companhia do "Theatro Chalet"

Na "Feira d'Agosto" de 1907

Recordo a propósito do anúncio anterior, que foi nesta “Feira de Agosto” de 1910 que a então famosa actriz Júlia Mendes (1885-1911), representou a sua última revista de seu nome “Zig-Zag”. Viria a falecer muito nova, apenas com 26 anos, em 1911. Tal como Maria Vitória (1888-1915), também desaparecida muito jovem, com ela se formou um dos grandes mitos dos tempos do Fado do início do século.



 

Em Agosto de 1911 teria lugar nova “Feira d'Agosto”

Em 15 de Agosto de 1911 o jornal "O Zé" (ex-"O Xuão") descrevia as várias barracas de divertimentos e de "comes e bebes" da feira com o artigo intitulado "O Zé na feira".



A “Feira de Agosto” de 1911, já contaria com o teatro “Chalet Júlia Mendes”, com a revista “Sáude e Bichas”, após a morte desta fadista e actriz em Março do mesmo ano. A seguir, foto do já "Theatro Julia Mendes" igualmente instalado na "Feira de Agosto".


Em 1912 outro theatro ...


gentilmente cedidos por Victor Rodrigues

1912


Planta para a "Feira d'Agosto" de 1914

fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital

1 comentário:

MenZINE disse...

Que bela feira de verão.... faz-me lembrar a extinta feira popular. Que saudades...