Restos de Colecção: Ourivesaria J. N. Cunha, Lda.

27 de dezembro de 2020

Ourivesaria J. N. Cunha, Lda.

A ourivesaria, relojoaria e joalharia "J.N. Cunha, Limitada" terá sido fundada por volta de 1884, na Rua da Palma, em Lisboa, por Joaquim Nunes da Cunha.



1884


6 de Março de 1885


1894

O olissipógrafo Norberto de Araújo (1889-1952), fazia referência a este estabelecimento no seu livro "Peregrinações em Lisboa", vol. IV, na página 25, como se pode ler no seguinte excerto:

«[...] foi rua sempre estreita, muito mais do que hoje é, bastante mercantil, caracterizada pelos negócios de ourives e prateiros. Houve aqui, até há dois anos, na esquina de S. Vicente à Guia, uma assinalada «Ourivesaria do Cunha» que desapareceu para demolição do extremo do troço que encosta ao decrépito Palácio do Marquês do Alegrete.




1915

Em 1900 Joaquim Nunes da Cunha e seu irmão J.F. da Cunha, e que já tinha aberto em 1885 uma ourivesaria na Rua Áurea, 119, abrem um novo estabelecimento na mesma Ruas e passam para os nos. 199-201 com a designação de "Cunha & Irmão". Em 1915, esta loja já aparece na publicidade como "J.N. Cunha, Lda." Com as demolições na Guia, nos finais dos anos 50 do século XX, a ourivesaria inicial desaparece e restará apenas esta na Rua Áurea.

"Nova" Ourivesaria "J.N. Cunha, Lda" inaugurada em 2 de Abril de 1937, na Guia (Socorro)

Na foto anterior pode-se avistar na esquina oposta do mesmo quarteirão da "J.N. Cunha, Lda.", - na esquina da Rua da Mouraria com a Rua Martim Moniz - outra ourivesaria famosa, a "Ourivesaria da Guia", (fundada em 1875) cuja história poderá ser consultada neste blog no  seguinte link: "Ourivesaria da Guia".


"Ourivesaria da Guia", na esquina da Rua da Mouraria com a Rua Martim Moniz


1900

19 de Dezembro de 1915


Foto após 1975

Em 1998, a ourivesaria "J.N. Cunha, Lda." já era a "Jorser Jóias". No mesmo ano, e no 193, existia a "Coralina Jóia", fundada em 1975 mantendo-se no mesmo ramo que o anterior inquilino o "Ourives Silva". No 203, a "Casabela", fundada nos anos 50 do século XX e que se dedicava ao artesanato. Ocupou a loja duma antiga pelaria "Confepeles" (que passou a ocupar apenas o 1º piso) e que por sua vez tinha vindo substituir o cambista "Coelhos & Cunhago".

Actualmente o espaço que era ocupado pela "Jorser Jóias", é uma loja que se intitula "loja artesanal com bebidas" e "mini supermarket com bebidas" , ou seja loja tipo de conveniência. Onde funcionava a loja de artesanato continua no mesmo ramo, e que me parece pertencer ao mesmo dono da anterior - as duas juntas perecem-me assemelhar-se a mais uma «loja do chinês» - mas não consegui saber o nome ...

Imagem actual, a partir do "Google Maps"

fotos in: Arquivo Municipal de LisboaHemeroteca Digital

Sem comentários: