Restos de Colecção: Pastelaria "Smarta"

8 de dezembro de 2019

Pastelaria "Smarta"

A pastelaria, salão de chá e restaurante "Smarta", foi inaugurada na Rua Rodrigues Sampaio, 52 esquina com a Rua Barata Salgueiro, em Lisboa, no dia 16 de Setembro de 1944, tendo os seus fundadores os irmãos José Quintas Martins e Sentório Martins.

21 de Dezembro de 1944


Edifício e pastelaria "Smarta" em foto de Julho de 1964


1 de Outubro de 1944


No dia da sua inauguração o jornal "Diario de Lisbôa" escrevia:
«Dia a dia, a cidade de Lisboa progride, acentuando-se os seus melhoramentos e iniciativas. Ainda esta tarde se verificou um grande acontecimento: a inauguração duma casa moderna - elegante, restaurante, salão de chá e pastelaria - denominada "Smarta", na Rua Rodrigues Sampaio, 52-C.
A visão panoramica da casa que hoje nasceu para o comercio lisboeta traça-se em duas linhas: ambiente moderno, confortavel e artístico; linhas simples e sobrias; instalações á altura da categoria do grande estabelecimento.
Isto mesmo tiveram ocasião de verificar as centenas de pessoas que acorreram á inauguração. Foi uma verdadeira consagração. Varios oradores, e pessoas de grande categoria social enalteceram o espirito de inicitaiva daqueles que a dirigem, os irmãos Quinta e Sentorio Martins e tiveram a iniciativa de montar "Smarta" - uma iniciativa que hora a capital.»

Outra notícia na revista "Mundo Gráfico" em 30 de Outubro de 1944


No mesmo dia e na mesma revista ...


E quanto às primeiras impressões, em 31 de Outubro de 1944 ...


A propósito da pastelaria "Smarta" e sua frequência, transcrevo o seguinte excerto, do conto "Desportos de Inverno", do escritor Luis Forjaz Trigueiros (1915-2000), e publicado no livro "Terminologias do Turismo", de Patrícia Peralta Ferreira editado pela "Edizioni Nuova Cultura" em 2013:
«Há uma dignidade sui generis na Smarta, com sua ambiguidade de freguesia ou função.Um certo burguesismo inofensivo na plataforma do five o'clock tea, senhoras serôdias, cansadas das compras nos saldos do bairro ou que, vindas da Baixa, esperam ali o fim da hora de ponta para conseguirem um lugar no autocarro e lograrem uma espécie de comunicação humana nem que seja só nos olhos curiosos, muito atentos aos outros, e que lhes falta na exiguidade dos dois quartos assoalhados onde vão enclausurando seus dias sem cor.
Lá em baixo, ao balcão, é diferente, e rapazes e raparigas muito novos ainda, ou jovens empregados na área, que emborcam a qualquer hora, num bom intervalo fugidio, o seu "galão" nutritivo, que depois do trabalho virão ao encontro com o amigo exigente ou à matinée das seis e meia e acabam as mais das vezes por jantar apenas outro "galão", ou, em casa, a sopa de pacote.
Na cave do restaurante, a maioria é composta por turistas médios, estrangeiros que até no inverno nos cobiçam o sol, pessoas dotadas do bem inestimável de acharem graça a tudo, saborearem tudo.
A cave da Smarta, essa tem mais carácter, podia ter sido uma espécie de mini-Lipp (1) lisboeta, com suas ceias nocturnas, depois do teatro ou do cinema, quando, à volta de 1960, ali se juntavam, noite fora, escritores ou artistas, uma certa boémia resignada a um certo conforto.»
(1) célebre brasserie parisiense frequentada por artistas, intelectuais e políticos.

20 de Dezembro de 1944


1 de Janeiro de 1945


Quanto ao último parágrafo da citação anterior, acrescento que se reunia na "Smarta" a tertúlia dos neo-realistas onde se destacavam Alexandre Pinheiro Torres, Castro Soromenho e Carlos de Oliveira.

Por último, além de referir que este estabelecimento encerrou há cerca de dois anos, dizer também que foi no 5º andar deste prédio nº 52 da Rua Rodrigues Sampaio, que viveu a escritora, poetisa e política Natália Correia (1923-1993).

A "Smarta" actualmente






Cerca de 1 mês após a abertura da "Smarta" em 16 de Setembro de 1944, seria inaugurado na mesma rua, o "Hotel do Império" (actual "Hotel Britania" ) , em 13 de Outubro de 1944.

1 comentário:

Clipping Path disse...



Amazing post with lots of informative and useful and amazing content. Well written and done!! Thanks for sharing keep posting.