Faz hoje 55 anos que abria na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, em 14 de Outubro de 1961, o primeiro supermercado em Portugal introduzindo o conceito de «livre serviço». De seu nome, "Supermercado Saldanha", propriedade da recém criada empresa "Supermercados Modelo, Lda."
“Supermercado Saldanha” em foto de 10 de Fevereiro de 1975
13 de Outubro de 1961
Este supermercado de 400 m2 de área, não era mais do que uma mercearia maior e melhorada, para a época. mas que marcaria o início de uma revolução comercial no sector.
«Mais do que a área, superior ao formato mercearia, ou o sortido, muito mais largo e profundo, foi a possibilidade de fazer as compras em sistema de livre-serviço, a principal inovação trazida pelo conceito supermercado em Portugal e no mundo. O consumidor ganhava liberdade de movimentos e autonomia na sua circulação pela loja, fazendo as suas escolhas sem necessidade de depender ou ter de recorrer à ajuda de terceiros ou de prescritores.
Localização do futuro “Supermercado Saldanha” (dentro da elipse desenhada)
“Supermercado Saldanha” já instalado (dentro das elipses desenhadas) em fotos de 1969
No espaço de loja, em vez de se dirigir a um balcão e esperar a sua vez para ser atendido, o consumidor passava a circular livremente por toda a área de exposição e venda, escolhendo o que queria, ao seu ritmo, só contactando com o pessoal da loja à saída, na hora de pagar os produtos livremente escolhidos. » José António Rosseau in “Hipersuper”.
14 de Outubro de 1971 1977
Entretanto, em 23 de Dezembro do mesmo ano de 1961, abriria o terceiro “Supermercado JAL”, no cruzamento da Avenida Estados Unidos da América com a Avenida de Roma, ao lado do “Café Luanda”. Creio que pertenceria, igualmente, á empresa “Supermercados Modelo, Lda.”, ou terá sido posteriormente adquirido por esta, porque sempre me lembro dele com a designação de “Supermercado Modelo” na sua porta de entrada.
23 de Dezembro de 1961
Nos anos seguintes, abriria no Algarve o primeiro supermercado da cadeia “Paga Pouco”, em 1963, sendo seguido pelo supermercado “A C Santos”, em 1968 e em Lisboa e, no ano seguinte, a abertura dos supermercados “Ulmar”, em Leiria. O primeiro grande supermercado em Portugal, só surgiria em 1 de Maio de 1970, na Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa, o “Pão de Açúcar”, com uma área coberta de 2.000 m2. Ainda hoje existe, pertencente ao “Pingo Doce”.
Primeiro supermercado “Pão de Açúcar” na Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa
E para recordar alguns preços (em escudos) em 1970 …
Por falar em mudança de hábitos de consumo, e não tendo nada a ver com supermercados, dois dias depois da inauguração do “Supermercado Saldanha”, era inaugurado o primeiro «self-serve» de combustíveis “Mobil”, em 16 de Outubro de 1961, na estrada Lisboa-Sintra - actual IC-19 - no Cacém.
16 de Outubro de 1961
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital
7 comentários:
E assim se começou a dispensar pessoal trabalhador, começámos nós a fazer o serviço deles e de graça :( a moda pegou e agora até já somos nós q fazemos as contas na caixa.
Abraço e muito obrigada pela partilha.
Pior ... só sermos nós a abastecer o carro de gasolina e quando em pré pagamento maior a chatice.
Só pessoas com formação é que devem fazer o abastecer,não um cidadão comum diz a lei portuguesa são matérias perigosas
É quase sempre aqui que se encontra o que se busca sobre Lisboa....
A cidade e os lisboetas agradecem o seu excelente trabalho !
cumprimentos
E eu agradeço a gentileza do seu comentário.
Cumprimentos
Caro Sr. José Leite!
Reitero a minha gratidão, pela oportunidade de intervir no seu blogue.
Aos restantes participantes, igualmente ao Sr. José Leite, permitam-me perguntar, no âmbito de supermercados antigos, se é do vosso conhecimento uma superfície que, temporalmente muito perto da inauguração do Pão de Açúcar em 01 de Maio de 1970, uma outra superfície em piso térreo localizada na torre habitacional no largo de Entre Campos. Recordo-me que na altura, eu residia no Campo Grande, 7/B Cave, logo muito perto do referido imóvel. Teria 10 anos. Mais informo, da minha participação a título de moço de fretes no Pão de Açúcar, entenda-se moço que levava os sacos com as compras ao estacionamento aos carros. Sempre resultava numa gorjeta. Mais recordo, à época aquando da inauguração de supermercados, era costume oferecer aos clientes sacos com miniaturas de géneros e consumíveis. Assisti à inauguração de ambos os supermercados. O intuito da minha exposição, ao abrigo de um acervo memorial que estou a estruturar, é, perguntar se alguém se lembra o nome da superfície que abriu na torre. À data actual, creio que pertence á cadeia do Modelo. Com agrado, recordo que, foram inumeras as vezes que eu entrei e sai nesse dia da inauguração. Cada entrada e saída, implicava um saco com miniaturas.
Cordial e afectuoso abraço a todos.
João Mário
Caro João Mário,
O supermercado a que se refere era o "Supermercado Modelo", pertença da cadeia (ainda em fase inicial) da empresa "Supermercados Modelo, Lda.".
os meus cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário