Restos de Colecção: Capristanos

18 de julho de 2016

Capristanos

«Havia no Bombarral um comerciante de vinhos muito rico, Ramiro Magalhães, que tinha automóvel e motorista. Os seus negócios eram tratados em Lisboa, no  Avenida Palace Hotel, aonde se deslocava três vezes por semana. Um dia, o motorista adoece, o que o deixa muito aborrecido, pois no dia seguinte tem uma reunião muito importante. No escritório, um empregado diz-lhe que na terra dele, o Peral, havia um homem, dono de uma taberna, que tinha carta de condução.» conta Aleixo Gomes Batalha, que com Arthur Capristano conviveu durante os 20 anos em que foi seu empregado. E é assim que, logo no dia seguinte, Arthur Eduardo Capristano (1896-1967) passa a acompanhar Ramiro Magalhães nas suas viagens à capital. O empresário simpatiza com ele e ajuda-o a tomar de trespasse uma taberna no Bombarral.

Primeira camioneta adquirida em 1933 para, inicialmente, fazer a carreira entre Bombarral e Lourinhã

A família muda-se então para a terra dos vinhos. Já são quatro, pois entretanto tinham nascido dois rapazes, José (o mais velho) e Artur, que mais tarde viriam dar continuidade a um negócio que ainda ia dar os primeiros passos. Da taberna, a família Capristanos passam para uma pensão, tomada também de trespasse, à porta da qual Arthur Capristano vê passar diariamente uma "charrette" puxada por dois cavalos, que faz o transporte do correio entre a estação de caminhos-de-ferro do Bombarral e o Cadaval.

Bombarral

O passo seguinte foi o transporte de mercadorias entre a estação ferroviária de São Mamede e Peniche, agora já com uma camioneta, que comprou em segunda mão, e um motorista. «Como o senhor Capristano era muito imaginativo», conta Aleixo Batalha, «arranjou uma armação de ferro, um oleado e bancos para instalar na camioneta de carga e poder transportar passageiros, aos domingos, do Bombarral para a praia da Consolação.»

Coroada de êxito esta experiência, Arthur Capristano abalança-se, em 1933, na compra da primeira camioneta de passageiros, inaugurando as carreiras Bombarral-Lourinhã e Bombarral-Torres Vedras. A expansão do negócio exige mais dinheiro, impondo a entrada de um sócio capitalista: Joaquim Ferreira dos Santos. A nova empresa, a “Capristano & Ferreira, Lda.” faz sucesso, apesar dos sócios desiguais: um «self-made man» e um empresário que tinha acumulado capital no comércio dos vinhos. Multiplicam-se as carreiras. Do Bombarral para Lisboa pode-se ir pelo Cercal e por Vila Franca de Xira ou por Torres Vedras e pela Malveira. De Lisboa para Leiria, é possível escolher entre ir por Alcobaça ou pela Nazaré e Marinha Grande. A nova firma adquire ainda a empresa Caldense, passando a deter as rotas Caldas-Peniche e Caldas-Santarém, e compra, a um tal Viriato, uma carreira que fazia Caldas-Cercal-Alcoentre-Vila Franca-Lisboa. Pelo meio, factura-se com alugueres para excursões em Portugal e no estrangeiro.

1935

1940

Bilhete nos anos 50 do século XX

Além das garagens em Lisboa e em Leiria, outras vão surgindo nos destinos das várias carreiras, aumentando o património imobiliário da empresa. A sociedade irá manter-se até ao fim dos anos quarenta, altura em que os dois sócios se desentendem e se separam, ficando um com a frota e o outro com os imóveis. Durante dez anos, os “Capristanos” comprometem-se a pagar dez contos mensais (uma fortuna na época) pelas garagens de Joaquim Ferreira dos Santos, que assim fica senhor do património e com rendas garantidas. Em breve, porém, Arthur Capristano constrói garagens próprias e lança mais carreiras, reconstituindo a pujança da casa. Na origem do desentendimento entre os sócios terão estado os filhos de Arthur Capristano, José e Artur. Embora não tenham nascido em berço de ouro, tiveram uma juventude dourada. Estudaram em Lisboa, no Colégio Moderno, e cedo começaram a mostrar interesse pelo negócio do pai, atitude que desagradava a Joaquim Ferreira dos Santos e que levou à separação.

José da Conceição Capristano (1920-1998)

                            1944                                                                                     1946

 

Com 250 trabalhadores - 125 nas oficinas, 25 nos escritórios e uma centena afecta à exploração, entre motoristas, cobradores, empregados de filiais, ajudantes e fiscais -, o Bombarral revela-se demasiado pequeno para os “Capristanos”, que decidem mudar-se para as Caldas da Rainha, onde constroem aquela que será a mais luxuosa estação rodoviária da Península Ibérica e uma das melhores da Europa. O edifício, com a assinatura do arquitecto Camilo Korrodi, é inaugurado em 16 de Janeiro de 1949. Mais do que uma central de camionagem, o empreendimento foi o primeiro centro comercial da cidade termal. Tinha escritórios, restaurante, café, sala de espera, bilheteiras, tabacaria, barbearia. Vitrinas bem iluminadas serviam de montras às principais lojas caldenses, que ali exibiam os seus produtos, e durante todo o dia os mesmos altifalantes por onde eram anunciadas as partidas e chegadas transmitiam música ambiente. Um verdadeiro luxo para a época.

Garagem “Capristanos” nas Caldas da Rainha

Com a mudança do Bombarral para as Caldas, a família Capristano levou consigo os empregados. Construiu três vivendas para si, mas também um bairro para o pessoal - casas de um piso, brancas, alinhadas. O Bombarral ressente-se, tal como as Caldas, anos mais tarde, quando a empresa é vendida aos “Claras” e os trabalhadores, as oficinas e o escritório são transferidos para Torres Novas.

Na empresa vivia-se um bom ambiente de trabalho e uma situação laboral apaziguada, de acordo, aliás, com os ditames do regime. A maioria dos antigos empregados refere o carácter austero do velho Arthur e o rigor da gestão dos filhos, mas tem saudades da camaradagem e do clima familiar que então se respirava. Artur Capristano (neto) confirma a dedicação dos trabalhadores à casa: «Nenhum autocarro dormia na rua. Se empanava - e naquela época as camionetas avariavam-se com mais frequência -, os mecânicos iam lá a qualquer hora, arranjavam-na e recolhiam-na, mesmo que trabalhassem de noite ou tivessem de a rebocar.».

Capristanos.6

No dia 24 de Outubro de 1948, desfile organizado pelo “Grémio dos Industriais de Transportes em Automóveis”, onde participaram 200 autocarros, de todos os pontos do país.

 

 

Nos anos cinquenta, com 450 trabalhadores, os “Capristanos” dominam a Região Oeste. Têm filiais em Lisboa, Leiria, Santarém, Peniche, Torres Vedras, Bombarral, Rio Maior, Alcobaça e Nazaré. A rede de carreiras é densa e serve tudo o que é aldeola nas freguesias mais distantes. O automóvel estava ainda reservado às classes com maiores rendimentos e... com carta de condução; o caminho-de-ferro português definhava, incapaz de acompanhar a modernização das redes europeias. Graças aos planos de fomento, tinham-se construído algumas estradas e Portugal vivia o surto da camionagem.Beneficiando do proteccionismo do regime, o mercado das rodoviárias estava bem dividido, repartindo-se por áreas, sem guerras de concorrência. O Centro do país era dominado pelos “Capristanos”, pelos “Transportes Claras” (com sede em Torres Novas) e pelos “Oliveiras Transportes” (a norte de Leiria).

Autocarro «Guy Wolf» carroçado pela empresa “Martins & Caetano, Lda.” em foto de 1953

Autocarro «Guy Olf» O302 de 1958


Desenho digital gentilmente cedido por Eugénio Santos através de “Memórias de Empresas e Autocarros Antigos

Mas, inesperadamente,  em 19 de Dezembro de 1961, a empresa “Capristanos” é vendida aos “Claras Transportes, S.A.R.L.”. A notícia apanha toda a gente de surpresa.. As Caldas da Rainha deixam de ser um importante centro de decisão do sector rodoviário, em benefício de Torres Novas. «Foi um prejuízo muito grande para a cidade. Fecharam o escritório. A maior parte do pessoal foi para Torres Novas. Das 150 pessoas, ficaram umas 20», conta António Emanuel Botelho, cujo percurso se identifica com o da camionagem nas Caldas: viveu 16 anos em Torres Novas e, com a nacionalização dos Claras, em Junho de 1977, regressou à cidade termal como funcionário da então “Rodoviária Nacional”, reformando-se um ano depois. A empresa pública mantém a mesma geografia das antigas empresas privadas que lhe estavam na origem. Mais tarde, com a privatização, a “Claras” passa a Rodoviária do Tejo, que continua a ter sede em Torres Novas.

Autocarro e Garagem da empresa “João Clara & C.ª (Irmãos), Lda.”  em Torres Novas

 

É para o ramo do Turismo que Artur e José Capristano decidem mudar. Nos anos sessenta começava o "boom" do turismo e, em 1962, os dois fundam a “Capristanos Viagens e Turismo, SA” e a “Cityrama - Viagens e Turismo, SA.” A ascensão de ambas é meteórica, segundo Artur Capristano (neto), para quem a mudança de ramo «não foi nada mau negócio». O fundador, Arthur Eduardo Capristano morre a 22 de Julho de 1967. Dois anos depois, os filhos desfazem a sociedade e repartem entre si as duas empresas de turismo. Artur Capristano (filho) morre em 1994, com 71 anos de idade, e o irmão, José, quatro anos depois, aos 78 anos.

Diversos tipos de autocarros utilizados pela “Capristanos Viagens e Turismo”

Autocarro «Mercedes-Benz» O302/58 de 1971

 

«Mercedes-Benz» O302/58 de 1971


Desenho digital gentilmente cedido por Eugénio Santos através de “Memórias de Empresas e Autocarros Antigos

 

Autocarro «Saviem» da “Cityrama” em foto de 1965

Autocarro «Saviem» SC1 de 1960


Desenho digital gentilmente cedido por Eugénio Santos através de “Memórias de Empresas e Autocarros Antigos

Alfinete da “Capristanos Viagens e Turismo” e emblema de motorista da “Capristano & Ferreira, Lda.”

 
gentilmente cedidos por Carlos Caria

Bibliografia: este texto foi retirado, com algumas pequenas alterações, de um artigo escrito por Carlos Cipriano no jornal “Público”, de 20 de Novembro de 2000, intitulado “História de uma dinastia”.

fotos in: Vallado dos Frades, Ilustração Portugueza, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian (Estúdio Horácio Novais), Memórias de Empresas e Autocarros Antigos

8 comentários:

José Vitor Silva disse...

A empresa João Clara e Cª não tinha a sede no Bombarral, mas sim em Torres Novas, tal como a foto demonstra. Parabéns pelo seu blogue. Sempre interessante.

José Leite disse...

Caro José Silva

Tem toda a razão. Já alterei.

Grato pela correcção e pelo seu amável comentário a este blog.

Os meus cumprimentos

Candido Cunha p disse...

Pelos 71 que por já cá passam ,muito obrigado .

Tiago Capristano disse...

Tanta coisa que eu não sabia. Obrigado.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Um artigo com a qualidade (excelente) do "Restos de Colecção", bem-haja!

Aproveito para uma nota relativa ao autocarro ilustrado na foto Capristanos57, um Salvador Caetano Alpha '77, o modelo que acertou o passo com a modernidade de então em matéria de desenho de autocarros nacionais.
Em finais de 1976, inícios de 1977, no quadro de substituição do seu modelo de turismo, o Estoril, a Salvador Caetano (SC) lança dois modelos com o mesmo nome, Alpha, sendo um de desenho mais conservador, com pilares entre janelas de chapa visível e outro (o ilustrado) com pilares finos e camuflados pela caixilharia das janelas, novidade no quadro dos modelos nacionais.
Não sei se a SC jogou à defesa, mas o que é verdade é que o segundo modelo vingou e, em 1978, recebe um extensivo "facelift", a versão '79, que é coroada com encomendas por parte da Rodoviária Nacional e torna o modelo Alpha, que terá mais dois "facelift" ('80 e '81), um verdadeiro sucesso e um ícone dos serviços de longo curso por toda a década de 1980, que entretanto adquirem a designação de Expresso (em 1981, salvo erro).
Em termos de motorização estes carros são indissociáveis da Magirus-Deutz e dos seus motores V8 arrefecidos a ar, a viatura ilustrada assenta sobre chassis 260 C 120 (256 CV e 12 m de comprimento), mas, mais tarde, são assentes predominantemente sobre o chassis 230 E 113 (232 CV).
Apesar da proeminência da mecânica Deutz, também se produziem com chassis Scania BR145 e BR116, Volvo B58 e B10M, Pegaso 5035 e 5036 e Iveco-Magirus (arrefecidos a àgua). Aliás, as primeiras unidades da versão '81 são entregues com chassis Scania BR116, entre outras empresas, ao CEP 9 (Faro) da Rodoviária Nacional e a empresas do ascendente grupo Barraqueiro.
Em 1983, após outra encomenda extensiva da RN, entregue a partir do ano anterior, os Alphas deixam de se produzir, sendo substituídos por um modelo-charneira bastante interessante, o Coral, até ao lançamento do modelo Beta, em 1985.

Oceano Pacífico disse...

Muito interessante e elucidativa toda a descrição. Parabéns pelo excelente trabalho...!!!

TeresaQuitério disse...

Gostei de ler...nasci em 1963, o meu pai trabalhava na oficina dos Claras em torres Novas e recordo o meu pai falar na aquisição dos Capristanos...Obrigada

touseguro? disse...

Tenho um bilhete da então Carris de Ferro de Lisboa (C.F.L.) que no verso tem uma publicidade com a seguinte discrição:
Capristanos
Viagens e Turismo, S.A.R.L.
FÉRIAS . VIAGENS
FINS DE SEMANA
Av. Duque de Loulé, 47-A
Tel. 56 01 71 - Lisboa 1

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