Rotunda no nó ferroviário do Entrocamento
O Entroncamento é o nó ferroviário mais importante do País, ligando-o de Norte a Sul e do Litoral ao Interior. A sua Estação Ferriviária foi inaugurada a 7 de Novembro de 1862, com a entrada ao serviço o troço entre Santarém e Abrantes do então denominado “Caminho de Ferro do Leste” .
Estação do Entroncamento
A Estação Ferroviária do Entroncamento possui, actualmente 7 linhas destinadas a passageiros, por onde chegam e partem constantemente comboios. Directamente para Lisboa partem, em dias de semana, 40 comboios, chegando a partir 3 comboios por hora nas chamadas «horas de ponta». Para o Porto, também em dias de semana, partem 15 comboios directos. Para além disso, a partir desta estação pode-se ir directamente para Coimbra, Tomar, Abrantes, Guarda, Covilhã, Castelo Branco, Aveiro, Elvas, Paris ... e por vezes, até para o Algarve.
“Mappa do Caminhos de Ferro Portuguezes” de 1895
Passagem de nível de Algueirão-Mem Martins
Locomotiva diesel-eléctrica 1801, em 1968, construída pela “The English Electric Company, Ltd”
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Museu Nacional Ferroviário, Biblioteca Nacional Digital
1 comentário:
Caro, José Leite
Este post fez-me revisitar o passado. A estação do Entroncamento (visão nocturna) embora difusa ficou presa na minha memória de miúdo de pouco mais de 3 anos de idade aquando da minha migração para os arredores de Lisboa onde assisti (cerca de 1947) à inauguração da nova estação de Algueirão-Mem Martins, até ali um mero apeadeiro.
A foto dessa estação é tirada do lado de Mem Martins e deve reportar-se a fins dos anos 50 ou princípios de 60.
Cumprimentos,
João Celorico
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