O edifício da “Motor Palace Fiat”, propriedade da “FIAT Portugueza, S.A.” e localizado na Avenida da Liberdade, 253 (actual 249), em Lisboa, foi inaugurado pelo Chefe de Estado General Óscar Carmona em 20 de Junho de 1929. O projecto foi da responsabilidade do arquitecto José Cottinelli Telmo (1897-1948), tendo a obra sido promovida pela “Sociedade Comercial Luso-Americana”.
Na elipse desenhada, o terreno que viria a ser ocupado Na elipse desenhada, o “Motor Palace Fiat” já construído
Oficinas e anexos nas traseiras Vista nocturna do stand
“Motor Palace Fiat” à direita na foto
Quanto à sua inauguração, no mesmo dia, o jornal “Diario de Lisbôa” noticiava:
«Realizou-se hoje, solenemente, a inauguração do novo Palacio da "Fiat", ao alto da Avenida da Liberdade.
O sr. Presidente da Republica compareceu acompanhado de seus ajudantes. Estavam tambem o sr. ministro da Marinha e os srs. ministros de Italia. A Camara Municipal estava representada pelo seu presidente, sr. coronel Mardel Ferreira. Centenas de pessoas de distinção, nos nossos meios industriais e automobilisticos.
O Palacio, que é uma esplendida representação da industria italiana de automoveis, oferece, ás 16 horas, um belo aspecto.
O sr. general Carmona, ao Champagne, brindou pelas prosperidades da Fabrica Italiana de Automoveis de Turim e pela Italia, assinalando que era com prazer que assistia áquela festa de inauguração de um "stand" da industria de um país amigo de Portugal.
O sr. ministro de Italia respondeu, afirmando-se cativado com a visita presidencial, pelo que ela significa de amizade italo-portuguesa.»
Pequena notícia acerca da inauguração na revista “Ilustração”
Fotos de 16 de Outubro de 1931
No jornal “A Vanguarda” de 28 de Junho de 1929
Interior do stand e gabinete com o mapa indicando os agentes “Fiat” em Portugal, em 28 de Agosto de 1930
Página publicitária na “Ilustração” a seguir à inauguração, na revista de 1 de Julho de 1929
Este edifício do “Motor Palace FIAT” viria a ser demolido e no seu lugar construído, em 1959, o edifício-sede da petrolífera holandesa “SHELL” - “Royal Dutch Shell” - em Portugal, projectado pelo arquitecto Fernando Silva.
Tendo a “FIAT” sido fundada em 1899, a publicidade em Portugal em 1910 era a seguinte
Este edifício viria a ser demolido em 1955, passando a “Fiat Portuguesa, S.A.R.L.” para as suas novas instalações na Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, em Lisboa, (foto seguinte).
fotos in: Hemeroteca Digital, Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca Nacional Digital, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
4 comentários:
Fantástica partilha.
Descobri finalmente qual era e a quem pertencia o pequeno edifício (que o via em tantas imagens) onde mais tarde construíram o edifício da Shell.
Sendo assim em Lisboa a FIAT viu dois edifícios seus demolidos (este e o da Avenida Duarte Pacheco).
Obrigado pela partilha e por este fantástico blog!
Caro João
Eu é que agradeço o seu comentário.
Realmente este edifício seria demolida para dar lugar ao edifício da "Shell".
Os meus cumprimentos
José Leite
Mais tarde a Shell saiu do edifício e o mesmo foi remodelado para dar lugar a escritórios (aluguer). Três pisos, dos 8 que contém, foram alugados no final da década passada pela FORD LUSITANA.
Cumprimentos
Gonçalo Correia
Caro Gonçalo Correia
Grato pelas informação adicional
Cumprimentos
Enviar um comentário