Palanque na Praça do Comércio por ocasião da visita do Rei Eduardo VII de Inglaterra a Portugal, em 1903
Alfândega (velha) de Lisboa na Avenida Infante D. Henrique
Aeronaves estacionadas algures em Angola
Balança de rua no Bairro do Socorro em Lisboa
Lá me fui pesar. Saíu o respectivo bilhete, mas a sina não me foi lá muito favorável desta vez …
bilhete gentilmente cedido por Carlos Caria
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
4 comentários:
Caro José Leite,
ao ver essa balança na rua do Bairro do Socorro, fico a pensar quanto tempo ela estaria, hoje, nesse mesmo local ou em que condições ficaria depois duma simples noite.
Havia várias, por esta Lisboa fora. Metia-se a moeda de 50 centavos, hoje um quarto de cêntimo, e saía um bilhetinho com a foto dum artista de cinema, e no verso o peso e uma sina. Tinham relógio e espelho. Naqueles tempos os portugueses gostavam de andar penteadinhos, com brilhantina ou Brill Cream e era raro aquele que não trazia no bolso ou na carteira um espelhinho, normalmente redondo. Estas balanças também avariavam com alguma frequência, devido à exposição ao tempo e também às diatribes dos utentes. Já nos anos 60, havia uma no largo de São Paulo e um colega meu apanhou-a numa noite em que ela avariou e não lhe devolveu o papelinho. Posto isto, como bom português, começou a dar-lhe pancadas para, pelo menos, ter a moedinha de volta. Claro que ela não lhe devolveu nada mas, um indivíduo que estava encostado à parede defronte, aproximou-se e disse-lhe que tinha estado ali a reparar a balança e esperava alguém que se fosse pesar para fazer o teste. Uma vez que ela continuava avariada, bastava telefonar para o número que lá estava afixado que ele pagaria tudo, o que lhe sairia mais barato do que fazer a reparação da balança, cada vez mais danificada.
Outros tempos!
Cumprimentos,
João Celorico
Caro João Celorico,
Diz bem. Outros tempos!
Cumprimentos
José Leite
Caro José Leite,
O bilhetinho que agora apresenta, o Rita envergando a camisola do Sporting, tem também várias curiosidades:
- Curioso que o Rita, guarda-redes suplente, que esteve só 2 épocas no Sporting e apenas efectuou 1 jogo, para a Taça de Portugal, no dia 15 de Maio de 1955, tenha tido honras de aparecer nestes bilhetes.
- Quem utilizou os serviços da balança, ou ainda não tinha almoçado ou tentou enganar a balança pois já com almoço na barriga, às 12h 54min, pesava mais um bocadinho.
- Este bilhete, de 1954 ou 1955 é capaz de ser destinado à época carnavalesca pois a sina, tanto quanto eu me recordo, normalmente, tinha muita “aldrabice” mas não era do tipo jocoso.
Cumprimentos,
João Celorico
Caro João Celorico
Grato pelas suas, sempre, bem-vindas achegas.
Realmente a sina era um pouco desoladora ... :)
Quanto ao peso poderia ser de uma dama, nesse caso mais para a gordita ...
Cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário