O "Centro Mobil de Trânsito", foi construído no "Jardim Zoológico de Lisboa" por iniciativa da “Mobil Oil Portuguesa”, junto ao "Jardim dos Pequeninos", tendo sido inaugurado a 10 de Maio de 1963, pelo Ministro das Comunicações e pelo Subsecretário de Estado da Educação Nacional.
Este Centro tratava-se de uma instalação fixa, destinada a permitir o ensino das regras de trânsito à população infantil e à aquisição, por esta, de hábitos de segurança rodoviária. Em visitas sucessivas, as crianças recebiam ensinamentos, por meio de jogos, exercícios, concursos e breves lições, teóricas e práticas. Para tal estava equipado de uma sala de aula com capacidade para 30 crianças, sala de recepção, instalações sanitárias e um pequeno posto de socorros, além de um armazém de material.
gentilmente cedido por Carlos Caria
4 fotos anteriores gentilmente cedidas por Carlos Caria
Para a prática de conhecimentos ministrados na aula, existia uma pista concebida por forma a incluir o maior número possível de problemas de circulação, com recurso à maioria dos sinais de trânsito, pista essa constituída por ruas alcatroadas, passeios empedrados, passagens de peões devidamente assinaladas, passagens superiores e inferiores, parques de estacionamento, paragens de transportes colectivos, etc. A isto tudo, juntavam-se 4 semáforos luminosos, de comando manual, que permitiam aos orientar o trânsito de peões e "automobilistas" na avenida principal. Todos os sinais estavam montados em bases fixas, mas com a possibilidade de serem deslocados e trocados de lugar de forma a serem criados diferentes esquemas de circulação.
Para tal o "Centro Mobil de Trânsito" dispunha de material circulante composto por pequenas réplicas de "karts", movidas a pedais, além de um camião-tanque miniatura e outras viaturas especiais.
Segundo a sua organização: «É também objectivo do Centro Mobil de Trânsito servir de "laboratório", para ensaio de métodos de ensino infantil da segurança rodoviária, posto à disposição dos metodólogos e professores aos quais é, quase sempre, difícil improvisar materiais e locais que lhes permitam reproduzir, ou recriar, o trânsito verdadeiro, da maneira mais convincente e atraente.»
Nota: Acerca da história da “Mobil Oil Portuguesa” consultar neste blog o seguinte link: “Mobil Oil Portuguesa”.
Instalações da “Mobil Oil Portuguesa” em Cabo Ruivo, em Lisboa
2 comentários:
Excelente informação. Boa mostra, de como havia esforço para preparar/Educar, mas por vezes
era preciso recorrer a ajuda estrangeira. E ainda bem que neste caso era exemplar, e estavam muito à frente (Na altura, 1963) também não era muito difícil.
Excelente aposta da "Mobil" para informar/Formar/Educar, as normas de condução !!!
Isto só me trás é boas recordações! Aprendi, literalmente, o código da estrada, neste centro de instrução! Passei muitas tardes lá, com o Sr. Fernandes (Instructor na minha época 68/70 mais ou menos). Foi pena ter acabado porque era um local que incutia na pequenada uma visão global do que era "andar" no trânsito… Saudades ...
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