A “Escola Academica” de Lisboa, foi fundada em 1 de Outubro de 1847, por António Florêncio dos Santos, no Largo de São Roque, actual largo Trindade Coelho em Lisboa. Em 1891, e por morte do seu fundador, esta Escola passaria para a posse e direcção de seu filho Dr. Jayme Mauperrin Santos.
Anos mais tarde, a “Escola Academica” viria a mudar de instalações para a Calçada do Duque, onde o corpo principal da Escola seria inaugurado em 1 de Janeiro de 1863, hoje propriedade da “CP - Comboios de Portugal”.
“Escola Academica” na Calçada do Duque
Em 29 de Maio de 1904 viria a inaugurar o pavilhão de Ginásio. António Florêncio dos Santos desde a origem deste estabelecimento de ensino que promoveu modalidades de ginástica sueca, germânica, esgrima e passeios ao ar livre. Faria parte do projeto educativo, a construção de uma piscina ou lago artificial para a prática de natação que em 1904 ainda não existia. O projeto do ginásio e o plano de exercícios foi orientado pelo professor de Medicina Jayme Mauperrin Santos, director desta Escola.
Dr. Jayme Mauperrin Santos
Imagens de Julho de 1905
Recordo que, nesta época e embora as escolas normais ministrassem educação física às futuras professoras do ensino primário, as escolas públicas de ensino primário e secundário não tinham campos de jogos, piscinas e ginásios. Quem tinha e podia oferecer excelentes instalações (camaratas, balneários, ginásios, sala de teatro) eram os colégios privados de associações laicas e das congregações religiosas, nomeadamente os da “Companhia de Jesus”. A diversidade da oferta educativa e a existência de instalações próprias para sala de estudo, ocupação dos tempos livres e práticas desportivas fazia parte da imagem de marca das escolas privadas e alimentava nas escolas públicas um espírito de hostilidade e despeito.
Acerca das características e seu funcionamento, em 1907, está tudo descrito nestes dois anúncios publicitários seguintes, e publicados na revista “Tiro e Sport” em Dezembro do mesmo ano.
1910
A “Escola Académica” viria a manter-se na Calçada do Duque até 1917, altura em que se transferiu para o Monte Agudo, à Penha de França. Em 1944, seria de novo transferida para o Palácio dos Condes de Pinhel, no Conde Barão. Depois de 130 anos de existência, viria a encerrar no ano lectivo de 1976/1977.
Instalações no Largo do Conde Barão, e publicidade de 1951
Antigas instalações da “Escola Académica” na Calçada do Duque, hoje propriedade da CP
Bibliografia: blogs “Ruas de Lisboa com Alguma História” e “Virtual Memories”
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital
4 comentários:
A escola terá sido fundada em 1847, presumo. Um pequeno lapso no texto inicial, julgo.
Caro N. Cruz
Grato pela sua correcção.
Realmente foi lapso ao escrever, e na revisão que faço antes de publicar também me passou.
Os meus cumprimentos
José Leite
Caro José Leite,
No meu comentário ao "post" anterior eu referia o edifício como sendo o Palácio dos Barões de Alvito apenas porque terão sido os primeiros proprietários (deixando o palácio após o terramoto) e por ter sido o Barão, feito Conde, que deu origem à toponímia do largo. Os Condes de Pinhel terão sido os últimos residentes.
Quanto à data de encerramento da Escola Académica, que vejo ter sido mais tardia, deve-se a uma falha da minha memória.
Cumprimentos,
João Celorico
Caro João Celorico
Muito agradecido pela sua informação adicional, e pela colaboração preciosa que, a exemplo de outros fiéis seguidores, vem enriquecendo este espaço.
Os meus cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário