A prova automobilística do "Kilometro Automovel de Vallada", organizada pelo "Real Automovel Club de Portugal", foi realizada em Valada do Ribatejo em 18 de Março de 1906, a fim de ser batido o record de velocidade dessa distância.
Como se pode ler na foto da página do jornal “Tiro e Sport” publicada de seguida, o record seria obtido por José d'Aguiar, num automóvel «FIAT» de 24/40 hp, pertença de Charles Henri Bleck. O percurso foi efectuado em 43",3 a uma velocidade de 82,568 Km/h.
Director do "Real Automovel Club de Portugal" Francisco de Heredia e António de Heredia
«Os campinos do Ribatejo saudando a Familia Real à sua chegada ao das provas»
Duas fotos da «Corrida do quilómetro lançado em que tomou parte o Sr. Infante D. Afonso, em Fiat.». Na foto da esquerda «O Sr. Infante D. Afonso junto do De Dion-Bouton, carro de ligação entre o juri e os organizadores da prova.» Na foto da direita «O Sr. D. Afonso depois da prova, entre o povo, como o mais modesto dos cidadãos.» legendas in: ACP
«S.M. El-Rei Senhor D. Carlos e a Familia Real assistindo ao desenrolar das provas automobilisticas de Valada»
Participantes:
«S.A. o Senhor Infante D. Affonso em FIAT, 1905 16/24 cavallos - Caetano da Silva Pestana em Renault, 1905 14/20 cavallos - João Christino da Silva em Renault, 1905 10/14 cavallos - Carlos Bleck em FIAT, 1905 24/40 cavallos - Estevam d'Oliveira Fernandes em Zust, 1905 28 cavallos - D. Vicente (Conde da Ribeira) em de Dion Bouton, 10 cavallos - Victor Marques Caretão em Decauville, 30/35 cavallos - José Perestrello em Panhard, 10 cavallos - Robert Talone em Peugeot, 10 cavallos - Dr. Antonio Maria de Souza em Darracq, 15 cavallos - Dr. Antonio Maria em Brazier, 20 cavallos - Vasco Infante da Camara em Bayard, 12 cavallos - José d'aguiar em Renault, 14 cavallos - Eduardo Abreu Loureiro em Peugeot, 25 cavallos - A. Beauvalet em peugeot, 20 cavallos - Domingos Pinto Barreiros em Peugeot, 8 cavallos - Eduardo Ferreira Pinto em Panhard, 7 cavallos - Homero Machado Junior em Decauville, 16 cavallos - Carlos de Mello, em Isotta Fraschini, 24 cavallos.» in: jornal “Tiro e Sport”
Fotos na revista “Illustração Portugueza”
Fotos (algumas de fraca qualidade) de automóveis e concorrentes
Gravuras do vencedor da prova José d’Aguiar e respectivo troféu
«N'estas corridas venceu o automovel Fiat de 24-40 cavallos, do sr. Carlos Bleck, que fez o percurso em 43 segundos, guiado pelo chauffeur sr. José Aguiar.
O automóvel Zust do sr. Esteves Fernandes de Oliveira, fez o percurso em 50 segundos.
Houve tambem corrida de motocycletas, ficando vencedora a do sr. Raul Buisson, de 12 cavallos, que fez o percurso em 36 segundos.» in: Revista “Occidente”
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital, Automóvel Clube de Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário