Carro de propaganda aos gelados “Esquimaux” , na Avenida da República em Lisboa
Fotógrafos em acção, no Terreiro do Paço em Lisboa
Dos primeiro autocarros da “Companhia Carris de Ferro de Lisboa” em 1912
Em 1912, a “Companhia Carris de Ferro de Lisboa” inaugurou a carreira de autocarros Sete Rios - Carnide, respondendo assim ao apelo de transporte entre zonas mais distantes em Lisboa, sem o oneroso prolongamento das linhas dos carros eléctricos. A “British Leyland” forneceu os autocarros segundo as normas impostas pelo Governo Civil de Lisboa: deviam possuir tejadilho, cortinas laterais por causa do Sol, bancos estofados com palha no assento e encostos de material imitando couro; tinham rodas de borracha e motores de 55 cv.. E, no mesmo ano …
Primeira carreira de autocarro ligando Lisboa ao Estoril, em 1912
«Aguadeiros» no chafariz de Campo de Ourique
A maioria dos «aguadeiros» eram galegos reconhecidos pela sua típica indumentária e característicos pregões, vendendo a água em barris cujo preço fora estabelecido desde 1780. Para puderem exercer esse ofício, inscreviam-se na Câmara Municipal de Lisboa e usavam uma insígnia municipal. O recurso aos «aguadeiros» ia ser indispensável até ao século XX, pois continuava a haver problemas e carências de abastecimento, principalmente durante os meses de Verão.
fotos in: Arquivo Municipal de Lisboa
1 comentário:
este e o chafariz da meia laranja!
o edificio por traz ainda hoje la esta e tem uma paragem da carris
Enviar um comentário