Pouco ou nada tenho acerca da história desta pensão “Mansão Santa Rita”, o que lamento. Apenas a intenção de partilhar mais umas fotos retratando os interiores deste tipo de equipamento hoteleiro muito em voga até aos finais dos anos 70 do século XX. Como o anúncio de 1953 no final deste artigo indica, situava-se na Avenida António Augusto de Aguiar em Lisboa, 21 - 5º andar, oferecendo «óptimos quartos, esmerado serviço de restaurante e bar».
A grande maioria das pensões em Lisboa estavam instaladas em andares de edifícios. Muitos prédios tinham andares em que era «normal» terem 6, 8, 10 ou mais divisões pelo que ou eram utilizadas por famílias numerosas, ou para albergar escritórios de firmas, ou para pensões, e até clínicas privadas.
Aqui fica um exemplo do que acabo de escrever, com o seguinte anúncio de 1933.
A exemplo de outras pensões de Lisboa e de outras pelo país fora, esta aceitava comensais (as refeições de não-hóspedes eram pagas mensalmente) e muitos hóspedes viviam na pensão pagando ao mês. Quando da descolonização esse sistema foi ainda mais utilizado, de diversas formas.
6 comentários:
Muito interessante.
Obrigado por nos dar a conhecer estas reliquias
Caro José Igreja
Grato pelo seu amável comentário
Os meus cumprimentos
J.Leite
Otimo trabalho.
O que terá acontecido aos objetos de decoração?
Bom dia!
Esta pensão ainda existe?
Bom dia!
Já não existe há muitos anos ...
Olá!
Que bom relembrar!
Trabalhei lá muitos anos!!!
Enviar um comentário