O "Real Automóvel Club de Portugal" fundado em 15 de Abril de 1903, e após 1910 simplesmente designado por "Automóvel Club de Portugal", teve a sua primeira sede no edifício, também ocupado pela companhia de seguros "A Mundial", no Largo das Igrejas ao Chiado em Lisboa.
Em 1928 é eleita uma nova direcção para o "ACP - Automóvel Club de Portugal", presidida por Ricardo O'Neil.
A partir desta altura o Club entrou numa fase de enorme desenvolvimento. Foi neste período, em que as iniciativas e realizações se sucederam em ritmo acelerado, que surgiu o Boletim Oficial do Club e foi editado, pela primeira vez, o Mapa das Estradas.
Exemplar da Revista do ACP de 1931 Capa do Mapa das Estradas de 1935
No final dos anos 20 do século XX, a expansão entretanto verificada levou o Club a procurar Sede própria, mudando-se para o Palácio de Palmela, no Calhariz em Lisboa, edifício que tinha servido, até então, de Sede à "Associação Naval de Lisboa".
Em 1950 o "Automóvel Club de Portugal" inaugurava a sua Sede no Palacete Tarouca na Rua Rosa Araújo. Esta inauguração ficou assinalada pela entrega ao Club das insígnias da Comenda da Ordem de Cristo.
Actual Sede do ACP na Rua Rosa Araújo
Em Abril de 1959 o ACP inaugurava a nova Sede da Secção Regional do Norte e, por deliberação da Câmara Municipal do Porto, foi-lhe conferida a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo.
Sede da Secção Regional Norte do ACP, no Porto
fotos in: Centro de Documentação do ACP
Sem comentários:
Enviar um comentário