Restos de Colecção: Indústria Têxtil do Ave S.A.

4 de fevereiro de 2013

Indústria Têxtil do Ave S.A.

Henrique Malheiro Dias propôs, em 1948, a construção duma nova fábrica a “ITA - Industria Têxtil do Ave, S.A.R.L.”, em Lousado.com o objectivo de produzir as telas de reforço dos pneus da “Mabor”, até então importadas da “General Tire”. Por esse motivo esta unidade fabril foi construída ao lado da "Mabor - Manufactura Nacional de Borracha". Criada a empresa com um capital inicial de 40 mil contos, contou também com a colaboração técnica da empresa norte-americana "The General Tire & Rubber Company".

 

                               

O arranque industrial da ITA data de 1950, com a produção de telas de algodão. Decorridos oito anos o algodão foi substituído pelo rayon, iniciando-se o fabrico de telas de rayon, pelo processo de impregnação corda-a-corda. Na década 70/80 levou a cabo um ambicioso projecto de inovação tecnológica e aumento da capacidade produtiva da fábrica, que envolveu, entre outras medidas,a renovação da secção de torcedura e a instalação de uma segunda máquina de impregnar.

Esta unidade fabril foi bastante ampliada em 1967 e anos seguintes, correspondendo à expansão do mercado de pneus e á sua capacidade de penetração nesses mercados. O seu objetcivo era o da produção de lonas para fins industriais e de tipo "Cordfabric" para pneus, tanto para a "Mabor“ como para exportação, particularmente para os países nórdicos.

                                                      Esquema das etapas de fabrico da tela “Cordfabric”

                              

Tendo como actividade principal a produção de telas para pneus, ocupando um lugar de destaque no mercado europeu, produz telas para pneus usando como principais matérias-primas rayon, nylon, polyester e aramida. Estas telas ou “tecidos" são designados por "Cordfabric". Produz, ainda, telas para correias transportadoras, liners e chaffers.

 

 

  

Em 1993, a empresa fabricante de pneus alemã "Continental" adquire 95,26 % do capital social desta empresa. As etapas seguintes foram as certificações do Sistema da Gestão da Qualidade e do Sistema da Gestão Ambiental que se concretizou em 1994 e 1998 respectivamente.

 

 

 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

No grande projecto de reestruturação, com o Grupo Continental AG, em que passou a deter 100% do capital em 1 de Julho de 1990, transformando-se na marca “Continental Mabor- Indústria de Pneus, S.A”, a “ITA - Indústria Textil do Ave, S.A.” também foi adquirida pelo Grupo Continental AG

Recentemente a “ITA – Indústria Têxtil do Ave, S.A.”, implementou um sistema de supervisão e controlo industrial. Com esta tecnologia, completamente baseada em internet, com uma rede de autómatos e sensorização do parque de máquinas, esta empresa  passou a monitorizar de forma gráfica e através da internet o layout fabril, conhecendo em cada instante informações como o estado de uma ordem de fabrico, quantidades produzidas por máquina, etc.

Sem comentários: