Restos de Colecção: Auto Industrial

15 de fevereiro de 2013

Auto Industrial

A “Auto Industrial, Lda.” foi fundada a 20 de Dezembro de 1920, em Coimbra por um grupo de personalidades constituído por:  Dr. Abel Pereira Andrade, Adriano Viegas da Cunha Lucas, Augusto Luiz Martha, José Correia Amado e o Dr. Mário Raul Leite Santos.

Adriano Lucas desenvolveu uma grande e intensa iniciativa empresarial através da criação de várias empresas nesta cidade e  região. Para além desta empresa, fundou as "Fábricas Triunfo" (1923), o "Café-Restaurante Santa Cruz" (1923), o "Diário de Coimbra" (1930) e algumas outras empresas já desaparecidas. Durante várias décadas do séc. XX as "Fábricas Triunfo" e a "Auto-Industrial" foram as duas maiores empresas de Coimbra em volume de negócios e as duas maiores empregadoras.

   

Na altura era uma sociedade por quotas com um capital social de 250 mil escudos e entre os 32 sócios fundadores contavam-se vários antepassados dos actuais accionistas da empresa.

Em 1921 a “Auto Industrial” adquire a “Empreza Automobilistica Portugueza”  que firma tinha sido fundada em 1902, em Coimbra, por um dos pioneiros do desporto automóvel nacional, o Dr. Tavares de Mello, representando os automóveis Darracq”.

“Tavares de Mello” em 1906

1927

No mesmo ano, procede à ampliação e modernização do edifício da sede, na Avenida Navarro, nº 36, em Coimbra, actual sede social da empresa.

                                                  Em 20 de Dezembro de 2012 comemorou os seus 92 anos

                                 

Cronologia dos primeiros 20 anos da “Auto Industrial, Lda.”

Em 1928, foi nomeada agente da Ford.
Em 1930, a Auto-Industrial representava directamente as marcas Darracq, Baiar-Clement, Rochet-Scheider's, Buick, sendo subagente da Overland, Citroën, Chevrolet e Dion Bouton.
Em 1932, é iniciada a concessão General Motors.
Em 1935, os serviços de concessão da General Motors (Chevrolet, Vauxhall, Opel, Blitz, Bedford, Oldsmobile e G.M.C.).
Em 1939, inicia a distribuição dos motores “Perkins”
Em 1940, inauguração do edifício do Arnado, em Coimbra. Este edifício foi especialmente construído para a assistência automóvel na mais larga escala. As instalações, pela sua dimensão (8.130 metros quadrados de área coberta e 4.639 metros quadrados de logradouro), e pelo conjunto das mais variadas secções especializadas, foram, na altura, das mais importantes, senão as mais importantes da Península.

Em 1947 é aberta em Lisboa uma filial da “Auto-Industrial”, na Avenida Duque de Loulé, concessionária da “General Motors”, para os automóveis «Vauxhall» e camiões «Bedford», com importante armazém de peças e uma pequena oficina de revisão.

                                                                Instalações na Avenida Duque de Loulé

                                

                                                                      Catálogo da “Bedford” de 1947

 

A «Bedford» foi grande fornecedora de veículos de recolha de lixo, lavagem de ruas e de desentupimento de sarjetas e fossas para a CML – Câmara Municipal de Lisboa, como poderá constatar em:  Recolha de Lixo e Lavagem de Ruas (2)”.

Em Lisboa, a “Auto Industrial, Lda.”  no ano de 1955 viria a comprar as instalações da antiga “Auto Palace”  inaugurada em 1907, na Rua Alexandre Herculano junto ao Largo do Rato. Reabrira já como “Auto Industrial” em 20 de Fevereiro de 1956.

Auto Palace” na Rua Alexandre Herculano em Lisboa

19 de Fevereiro de 1956

                                             Inauguração das novas instalações da “Auto Industrial” em 20 de Fevereiro de 1956

          

                                                  Duas marcas representadas pela “Auto Industrial” em 1955

 

                                                                                         1956

                                           

1974

Recentemente

Presentemente, a “Auto-Industrial”, “empresa-mãe” do “Grupo Auto-Industrial” e pioneira no sector automóvel em Portugal desde 1920, é actualmente representante de 17 marcas de automóveis: Alfa Romeo, BMW, Chevrolet, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Ford, Hyundai, Isuzu, Jeep, Mercedes Benz, Mitsubishi, Opel, Renault, Seat e Smart. A “Auto-Industrial” é também reparador autorizada das marcas Chrysler e Dodge.

                                                                           

O “Grupo Auto Industrial” está igualmente presente nos sectores das Máquinas Agrícolas, Motores Marítimos e Industriais, Embarcações e no sector Financeiro.

fotos in: Auto Industrial, Arquivo Municipal de Lisboa, Hemeroteca Digital

Sem comentários: