A assistência na estrada, e não só, a automóveis e pessoas associadas foi, uma das principais actividade do "Automóvel Club de Portugal", desde a sua fundação em 15 de Abril de 1903, então designado por "Real Automóvel Club de Portugal".
Primeiro Pronto-Socorro em Portugal em 1909 da Auto-Palace
O primeiro Pronto-Socorro apresentado em Portugal em 1909 foi construído nas oficinas da "Sociedade Portuguesa de Automóveis, Lda." (Auto-Palace), na Rua Alexandre Herculano, sob um chassis «Richard-Brasier» tendo sido o seu primeiro chauffer António Casaes Pinto. Este carro prestou assinalados serviços à clientela da velha firma e a inúmeros automobilistas.
De seguida publico um historial em imagens, dos diversos meios utilizados pela Assistência Automóvel ao longo dos primeiros setenta anos de existência do ACP.
1957 1957 1964
1935 1937
1933
«Studbaker» de 1935 1945
Pronto-Socorro «Studbaker» de 1937
O Pronto-Socorro anterior socorrendo um «Hispano Suiza» H6B Tourer de 1928
Finais dos anos 40 dos século XX
1950 1953
Acerca destes 2 últimos modelos de pronto-socorro da marca americana «Fargo» publiquei um post específico acerca deste veículo no seguint link deste blog: "Pronto-Socorro Fargo do ACP".
Comunicação via rádio a partir dum «Hanomag» Centro de coordenação na Av. Barbosa du Bocage
Centro de atendimento, localização e coordenação de pronto-socorro na Av. Barbosa du Bocage em Lisboa
Garagem das viaturas de assistência, na Rua Rosa Araújo em 1950
Dois modelos de pronto-socorro da «Hanomag» nos finais dos anos 50 e princípio dos anos 60 do século XX
Serviço de desempanagem
«Jeep» nos anos 50 do século XX «Land-Rover» nos anos 60 do século XX
Para outros artigos acerca desta instituição, Edifício-Sede, Escola de Condução, História do ACP, etc consultar a etiqueta no seguinte link: " ACP "
Fotos in: Centro de Documentação do ACP, Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
2 comentários:
O carro tombado na beira da estrada é um Hispano Suiza H6B Tourer de 1928.
Caro JP Ferreira
Mais uma vez muito grato pela sua habitual e preciosa colaboração.
Os meus cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário