«Mercedes» de Fernando Palhinhas em Chaves em 1925 Na estrada de S. Braz de Alportel em 1926
Na foto anterior o carro era um “FN” 2150 Open Tourer, com a matricula S-1703WW. Estas matriculas terminadas em WW destinavam-se na época à importação temporária de veículos e eram usadas frequentemente pelos representantes das marcas que deviam assim evitar pagar os direitos alfandegários pelos carros que usavam em serviço.
Carlos Moniz Pereira era o importador da marca belga de automóveis e armamento “FN” e foi o primeiro português a dar a volta a Portugal de automóvel e a colaborar com o “ACP - Automóvel Club de Portugal” na elaboração do primeiro mapa rodoviário de Portugal. É, certamente, ele aqui fotografado na estrada de S. Brás para Faro enquanto prestava auxílio a um autocarro acidentado.
O «reboque» andava por perto. «Fiat Tourer» de 1907 «Chrysler» Model 60 Touring de 1927, atolado
«Opel» na estrada de Pegões em 1937 e seu condutor Na estrada Marginal Lisboa-Cascais, no Monte Estoril
«Porsche» 356 debaixo duma camioneta «Volvo» Camioneta «Fargo» tombada
fotos in: Centro de Documentação do ACP
7 comentários:
O automóvel atolado é um Chrysler Model 60 Touring de 1927.
Caro JP Ferreira
Não me canso de lhe agradecer as suas preciosas informações.
Brevemente vou publicar umas fotos de uma oficina e stand, de uma marca automóvel que desconheço, e que desde já muito agradeço a sua habitual colaboração
Os meus cumprimentos
J.Leite
No que eu puder ajudar, sempre se vai dando vida a estas imagens. a primeira é do Mercedes 10-40-65 HP de Fernando Palhinhas. Adquirido em chassis,com motor de quatro cilindros de 2,7 litros de cilindrada, carroçado em speedster.
O carro na estrada de São Brás de Alportel é um FN 2150 Open Tourer de 1920.
A FN é uma marca Belga especializada no fabrico de armamento.
Caro JP Ferreira
Mais uma vez fico grato pela sua habitual preciosa colaboração, que só enriquece a publicação
Os meus cumprimentos
J.Leite
O carro FN 2150 fotografado na estrada de S. Brás tem a matricula S-1703WW, estas matriculas terminadas em WW destinavam-se na época à importação temporária de veículos e eram usadas frequentemente pelos representantes das marcas que deviam assim evitar pagar os direitos alfandegários pelos carros que usavam em serviço.
Carlos Moniz Pereira era o importador da marca belga de automóveis e armamento FN e foi o primeiro português a dar a volta a Portugal de automóvel e a colaborar com o ACP na elaboração do primeiro mapa rodoviário de Portugal, é concerteza ele aqui fotografado na estrada de S. Brás para Faro enquanto prestava auxilio a um autocarro acidentado.
Caro JP Ferreira
Muito agradeço a informação adicional.
Os meus cumprimentos
José Leite
Enviar um comentário