Restos de Colecção: fevereiro 2013

28 de fevereiro de 2013

O Telefone em Portugal (12)

                   “Aptofone” de 1930, com mecanismo de moedas tipo cabine e a lista de assinantes de Lisboa

                             

                                                                    Estação telefónica de Coimbra

Estação dos CTT.2 

 

Stand da “Anglo Portuguese Telephone” no “Salão de Outono “Voga” em  1928, com a presença do General Carmona

Stand da APT .1 

O Chefe do Estado, ao deslocar-se ao stand da “Companhia dos Telefones”, onde se encontravam os respectivos directores «fez uma ligação para sua casa, tendo ocasião de verificar a rapidez e perfeição com que se fazem ligações - quando as meninas dos telefones querem» in: Diário de Lisboa

                                                                                           1936

                                            

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

27 de fevereiro de 2013

Estabelecimentos Comerciais de Lisboa (13)

                                                                “Instanta” na Rua Nova do Almada

                              

                                                                                    “Higea, Lda.”

                              

   Casa de Câmbio e Loterias “Campião & Cª”, na Rua do Amparo                                  Tabela de câmbios

 

  

                                                         “Blackwood Hodge, Lda.”, na Avenida Almirante Reis

 

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Arquivo Municipal de Lisboa

25 de fevereiro de 2013

SATA - Serviço Açoreano de Transportes Aéreos

Em 1830 é criada na cidade da Horta a casa comercial “Elias Bensaúde”, e em Ponta Delgada, a “Salomão Bensaúde”, que se fundem em 1872, dando origem à “Casa Bensaúde e Cª, Limitada”, com sede em Ponta Delgada. Anos mais tarde iria ser o maior potentado económico dos Açores, e proprietária do “Banco Micaelense”, “Companhia de Seguros Açoreana” (1892), “Empresa Insulana de Navegação” (1871) , “Fábrica de Tabaco Micaelense” (1866), “Sociedade Terra Nostra” (1933), entre outras.

Depois da II Guerra Mundial, a base aérea de Santa Maria, nos Açores,  transforma-se em aeroporto comercial e de escala para abastecimento de aviões. Aproveitando a atmosfera próspera, a “Casa Bensaúde e Cª, Limitada”, representada por António Medeiros e Almeida, juntamente com José Bensaúde, Augusto d’Athaide Corte Real Soares de Albergaria, Albano de Freitas da Silva Oliveira, Augusto Rebelo Arruda, fundam em 21 de Agosto de 1941 a "Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos", com sede na cidade de Ponta Delgada na Ilha de São Miguel.


                                                                   Aeroporto de Santa Maria em 1946

                                 

«A sua missão era, tal como hoje, servir os açorianos, quebrar o seu isolamento e encurtar distâncias entre as ilhas e destas para o resto do Mundo. Foi este o propósito de cinco ilustres micaelenses que ousaram abraçar este arrojado projeto, numa altura em que a Europa se encontrava envolvida na Segunda Guerra Mundial.
Os Açores passariam a dispor de uma companhia aérea própria, que este ano celebra o seu 81.º aniversário, a mais antiga do país em continuidade de operação, colocada ao serviço da unidade e do desenvolvimento económico de todos os açorianos.» 

Passados seis anos, em 1947, foi alterada a sua designação para “Sociedade Açoreana de Transportes Aéreos, Limitada” (SATA). A 15 de Junho de 1947, o sonho dos fundadores materializou-se sob a forma de um pequeno «Beechcraft» (CS-TAA) chamado “Açor”. Esta aeronave transportava 7 passageiros e 2 membros de tripulação, iniciando as ligações aéreas entre as ilhas de São Miguel (na pista de Santana, até 1969), de Santa Maria e da Terceira (na pista da Achada, Lajes).

                                                      «Beechcraft» (CS-TAA), “Açor”  em 15 de Junho de 1947

  
                                                           Postal evocativo do acontecimento em 2007

                                 

                                                     Anúncio no “Diário de Lisboa” de 15 de Junho de 1947

                                       

Pelas dez horas da manhã de 5 de Agosto de 1948, no vôo para Santa Maria, o "Açor" falhou na descolagem em São Miguel, despenhando-se no mar. Os dois tripulantes e os quatro passageiros pereceram, e a carga foi perdida. A perda da aeronave obrigou à suspensão temporária das operações da SATA. A 23 de Maio de 1949, chegaram a São Miguel dois aviões «De Havilland» DH 104 Dove, com capacidade para 9 passageiros. Anos mais tarde, a frota foi aumentada com a aquisição de um «Douglas DC-3» (CS-TAD), em 21 de Agosto de 1963, com capacidade para 26 lugares, tendo entrado em operação em 1 de Julho de 1964.

                                                                 «De Havilland» DH 104 Dove, de 1949

                                
                                
                                

                                                                  «Douglas DC-3» (CS-TAD), de 1964

                                 

Em 1972, é decidida a compra dos aviãos «Avro» HS 748 com capacidade para 48 lugares, que já voavam nos Açores desde 1969.

                                             «Avro» HS 748 de 1969, no Aeroporto da Horta e fotos seguintes

                                 
 
 

Em 1976, a Força Aérea Portuguesa cede à SATA 2 aviões «Douglas» DC-6 e é proposta a regionalização da empresa à Assembleia da República.

A SATA, inicialmente constituída como empresa privada, veria o seu estatuto evoluir, em 17 de Outubro de 1980, para uma empresa pública sob tutela do Governo Regional dos Açores passando a designar-se “Serviço Açoriano de Transportes Aéreos, Empresa Pública”, embora mantendo a sigla de sempre - SATA. Foi comprada ao Grupo Bensaúde, ficando 50% das acções pertencer ao Governo Regional dos Açores, e as restantes, à TAP Air Portugal, EP. Depois de em 1980, aderir à Associação Europeia de Companhias Aéreas Regionais (sigla ERA) e à Associação Internacional de Transportes Aéreos (sigla IATA), em 1986, Dr. Mota Amaral, então Presidente do Governo Regional dos Açores, sugere a adopção da designação "SATA Air Açores".

                                 

                                                                           «Douglas» DC-6 em 1976

                                 

                                                                                   «Boeing» 737-300

                                 

Entre 1989-1990, os aviões «Avro» HS 748 são gradualmente substituídos pelos aviões da «British Aerospace» ATP. O primeiro avião de nome "Santa Maria" entra ao serviço em 1989, o segundo avião de nome "Flores", em 1990, e o terceiro avião de nome "Graciosa", em 1991. Em 1991, o pequeno avião «Dornier» 228-212 inicia as ligações aéreas para a Ilha do Corvo, substituindo o avião «Aviocar» C212 da Força Aérea Portuguesa.

                          «British Aerospace» ATP                                                               «Dornier» 228-212

  

A “SATA Internacional” é uma companhia subsidiária da “SATA Air Açores”, licenciada para operar voos no exterior dos Açores. Resultou da aquisição e transformação da companhia de táxi aéreo "Oceanair", em 1994. A 19 de Março de 1998, altera-se a designação de "Oceanair" para “SATA Internacional”, e a 17 de Junho de 1998, a companhia obtêm o Certificado de Operador Aéreo.
Em 1999, a “SATA Internacional” ganha o concurso para as ligações aérias entre Ponta Delgada e o Continente, e para Funchal. Em 2002, ganha mais uma vez o concurso para as rotas que já operava desde há 3 anos. No ano seguinte, a “SATA Air Açores” ganha o concurso - a única concorrente - para a rotas inter-ilhas para a concessão destas rotas.

Em 2007 a Sata comemora os seus 60 anos de existência

                                                               Postais evocativos do 60º aniversário da SATA

 

O “Grupo SATA”, engloba as seguintes empresas:
  • SATA Air Açores - Vôos inter-ilhas do arquipélago dos Açores
  • SATA Internacional – Vôos para fora do arquipélago dos Açores
  • SATA Express – Vôos charter entre os Açores e o Canadá
  • Azores Express – Vôos charter entre os Açores e os Estados Unidos da América
  • SATA Aeródromos – Gestão dos aeródromos do Pico, Graciosa, Corvo e São Jorge
                                                                       «Airbus» A310 - 300 da SATA

                                

                                                                         Frota actual do “Grupo SATA”

                                
                                

«O Grupo SATA de hoje, já está longe do pequeno núcleo familiar de meados da década de quarenta do século passado. Mais de 1.200 trabalhadores participam com empenho e profissionalismo, no desenvolvimento deste importante projeto. Passou de SATA EP, a SATA SGPS, diversificou a sua atividade, reorganizou-se em torno de uma estrutura mais flexível e apta a encarar os desafios que se adivinham. Das cinco empresas que compõem hoje o universo de empresas SATA, encontra duas transportadoras aéreas, dois operadores turísticos e uma entidade gestora dos aeródromos do Arquipélago dos Açores.» in: Grupo Sata

Nota: Algumas fotos e postais gentilmente cedidas por Sotero Ribeiro

fotos in: Aviation in Faial Island, Aviação em Portugal, Sata Air Açores, Timetable Images

24 de fevereiro de 2013

Antigamente (62)

                                                     Polícia de Viação e Trânsito (PVT) em 1939

                                 1939 PVT 1ª brigada

                     Amélia Rey Colaço, Robles Monteiro, Mariana Rey Monteiro e Fernando Pessa, em 1946

                                   Amélia,Robles,Mariana,Pessa 1946

                                     Computadores do Ministério das Finanças nos anos 60 do século XX

                                    SAMSUNG

                                                       Meio de transporte na Ilha de S. Miguel em 1930

                                    

21 de fevereiro de 2013

Acidentes Rodoviários

    «Mercedes» de Fernando Palhinhas em Chaves em 1925                Na estrada de S. Braz de Alportel em 1926

 

Na foto anterior o carro era um “FN” 2150 Open Tourer,  com a matricula S-1703WW. Estas matriculas terminadas em WW destinavam-se na época à importação temporária de veículos e eram usadas frequentemente pelos representantes das marcas que deviam assim evitar pagar os direitos alfandegários pelos carros que usavam em serviço.

Carlos Moniz Pereira era o importador da marca belga de automóveis e armamento “FN” e foi o primeiro português a dar a volta a Portugal de automóvel e a colaborar com o “ACP - Automóvel Club de Portugal na elaboração do primeiro mapa rodoviário de Portugal. É, certamente,  ele aqui fotografado na estrada de S. Brás para Faro enquanto prestava auxílio a um autocarro acidentado.

    O «reboque» andava por perto. «Fiat Tourer» de 1907                «Chrysler» Model 60 Touring de 1927, atolado

     

    «Opel» na estrada de Pegões em 1937 e seu condutor            Na estrada Marginal Lisboa-Cascais, no Monte Estoril

 

   «Porsche» 356 debaixo duma camioneta «Volvo»                                  Camioneta «Fargo» tombada

 

fotos in: Centro de Documentação do ACP