Restos de Colecção: Pousada de São Lourenço

13 de fevereiro de 2012

Pousada de São Lourenço

A “Pousada de São Lourenço”, nas Penhas Douradas na Serra da Estrela, foi inaugurada a 14 de Março de 1948. Foi a última pousada das 7 mandadas construir pelo “SPN - Secretariado de Propaganda Nacional” inserido no programa da “Comemoração dos Centenários" de 1940. Este tema foi tratado em pormenor no post intitulado: Primeiras Pousadas de Portugal

                             

                             

                             

Pousada de S. Lourenço.1 

Situada a 1.285 metros de altitude e a 14 quilómetros de Manteigas, foi projectada pelo arquitecto Rogério Azevedo e decorada por Maria Keil do Amaral. À data da sua inauguração o edifício era composto por rés-do-chão, primeiro e segundo andares. 4 Quartos sendo 3 duplos, salas de jantar, de estar e de jogos e equipada com aquecimento central. A direcção da “Pousada de São Lourenço”  foi entregue a Manuel Durão.

 

                                    

fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian, Delcampe

Uma particularidade: como só possuía 4 quartos, os hóspedes não podiam ficar alojados mais que três noites, para permitir que outros viajantes e turistas pudessem usufruir também desta unidade hoteleira.

Foi por várias vezes ampliada: em 1950 de 4 quartos para 7, mais tarde em 1956 para 12 quartos e finalmente para os actuais 21 quartos. Depois de ter pertencido ao “Grupo Pestana Pousadas” passou a integrar o universo das “Pousadas de Portugal”.

                              

1 comentário:

Graça Sampaio disse...

Nasceu uns dias antes de mim... São lindas as nossas pousadas. Pena que tenham preços tão elevados!