Em 3 de Junho de 1927 a esquadra naval, da então ainda «República de Weimar» da Alemanha visitou Lisboa, fundeando no rio Tejo. Era composta por quatro couraçados das classes «Deutschland» e «Braunschweig», de seus nomes: o navio-chefe «Schleswig - Holstein» (1906-1944) comandado pelo Almirante Mommesen, o «Hessen» (1905-1945), o «Elsass» (1903-1936) e o «Schlesien» (1904-1949) mandados construir ainda no reinado do kaiser Wilhelm II (Guilherme II), deposto no final da I Guerra Mundial em 1918. Vou-me debruçar apenas nos primeiros dois.
A esquadra naval alemã, fundeada no rio Tejo (da dir para a esq.): «Schleswig - Holstein», «Hessen», «Elsass»
O navio-chefe da esquadra, o couraçado «Schleswig - Holstein» (1906-1944)
Foi este couraçado já depois de transformado e modernizado que disparou os primeiros tiros da II Guerra Mundial durante o ataque à Polónia, em Setembro de 1939.
Características do «Schleswig - Holstein», da classe «Deutschland», entregue a 7 de Dezembro de 1906:
Estaleiro: “F. Krupp Germaniawerft AG”, em Kiel
Deslocamento standard: 13.191 tons.
Deslocamento máximo : 14.218 tons.
Comprimento: 127.6 mts.
Boca: 22.2 mts.
Calado: 8.2 mts.
Tipo de propulsão: Máquinas a vapor
Caldeiras a óleo: 8
Máquinas a vapor: 3 num total de 19.330 ihp
Veios de hélices: 3
Velocidade máxima: 19,1 nós
Autonomia: 4.800 milhas a 10 nós
Tripulação / Guarnição: 742
Armamento principal: 4 x Krupp 280mm L/40 SK M.1903 (Calibre: 280mm / Alcance: 25.6Km)
Foi retirado do serviço em 18 de Dezembro de 1944
Com o fim da I Grande Guerra em 1918 e a rendição da Alemanha, estes navios desta classe viriam a ser os únicos que os alemães foram autorizados a manter.
Couraçados «Hessen» (à esq.) e «Schleswig - Holstein»
Este tipo de navios inicialmente da marinha de guerra imperial alemã, dividia-se em duas classes e representavam os últimos navios alemães daquilo que se convencionou chamar de «Pré Dreadnought», ou seja navios de conceito anterior ao aparecimento do couraçado britânico HMS «Dreadnought» de 1906, que revolucionou em todo o mundo a construção naval.
Couraçado britânico HMS «Dreadnought»
O «Dreadnought», equipado já com 4 turbinas a vapor «Parsons» (23.000 bhp) e atingindo uma velocidade máxima de 21 nós, revolucionou o conceito de navio de guerra, ao incluir uma bateria de 10 canhões em cinco torres duplas com peças de 305mm. Este tipo de navio com dez grandes canhões de um único calibre era revolucionário quando na altura os couraçados tinham normalmente quatro canhões de grande calibre, dispondo depois de vários tipos de canhões secundários.
A primeira classe dos couraçados alemães foi a «Braunschweig», do qual fazia parte o «Hessen» constituída por cinco navios, entregues entre 1901 e 1906. A segunda foi constituída por outros cinco navios, entregues entre 1903 e 1908, que ficaram conhecidos como classe «Deutschland», à qual estes dois mencionados fizeram parte integrante.
Estas duas classes de navios alemães caracterizavam-se por dispor de quatro canhões de 280 mm e uma bateria de 14 peças de 170mm em casamatas, com sete de cada lado.
Couraçado «Hessen» (1905-1945)
fotos in: Biblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian
Características do «Hessen», da classe «Braunschweig», entregue a 5 de Setembro de 1905:
Estaleiro: “F. Krupp Germaniawerft AG”, em Kiel
Deslocamento standard: 14.394 tons.
Deslocamento máximo : 15.867 tons.
Comprimento: 127.6 mts.
Boca: 22.2 mts.
Calado: 8.2 mts.
Tipo de propulsão: Máquinas a vapor
Caldeiras a carvão: 14
Máquinas a vapor: 3 «Schultz-Thornycroftnum» total de 17.000 ihp
Veios de hélices: 3
Velocidade máxima: 18,0 nós
Autonomia: 5.200 milhas a 10 nós
Tripulação / Guarnição: 743
Armamento principal: 4 x Krupp 280mm L/40 SK M.1903 (Calibre: 280mm / Alcance: 25.6Km)
Foi retirado do serviço em 1945 , e depois de entregue á URSS por reparações de guerra em 1946 e renomeado «Tsel» servindo de alvo para exercícios navais até 1960. Com o fim da I Grande Guerra em 1918 e a rendição da Alemanha, estes navios destas classes viriam a ser dos poucos que os alemães foram autorizados a manter para defesa e patrulha da sua costa.
Sem comentários:
Enviar um comentário