Restos de Colecção: Escola Prática Comercial Raul Dória

26 de julho de 2011

Escola Prática Comercial Raul Dória

A “Escola Prática Comercial Raul Dória” , foi um estabelecimento de ensino particular fundado na cidade do Porto a 30 de Novembro de 1902, por Raul Montes da Silva Dória. Vocacionada para o ensino técnico comercial, esta Escola teve início na Monarquia, passou pela Primeira República e veio até ao ano lectivo de 1963/1964. Instalada durante dois anos na rua do Bonjardim, rapidamente sentiu necessidade de mudar de instalações, o que ocorreu em 1904 para a rua Fernandes Tomás, onde veio a permanecer três anos, altura em que se fixou definitivamente no denominado Palácio das Lousas, na rua Gonçalo Cristóvão, a 9 de Outubro de 1907.

                Na Rua do Bonjardim …          Rua Fernandes Tomás …               …   e na Rua Gonçalo Cristóvão      

       

                 Vista lateral da Escola, no Palácio das Lousas                                  Corpo Directivo da Escola

  

Considerada a primeira Escola de ensino comercial na Península Ibérica, baseou-se em métodos de instituições europeias colocando a tónica no ensino prático, para o qual possuía instalações e material didáctico onde os alunos praticavam o que aprendiam na teoria. A finalidade da Escola Prática Comercial Raul Dória era suprimir as necessidades que se faziam sentir nas casas de comércio, dando-lhes conhecimentos práticos e técnicos de imediata utilidade.

Interiores da Escola onde foram criados cenários de instituições financeiras, administrativas e outras

  

  

Entre o conjunto dos cursos leccionados destacavam-se: Preparatório, Elementar/Empregado de Comércio ou Escritório, Complementar, Caixeiro-viajante, Colonial, Secundário/Superior de Comércio, Economia Doméstica e Guarda-Livros, sendo que este último, foi o curso mais frequentado. A Escola recebia alunos externos e internos, ministrava cursos nocturnos e por correspondência. Vista como um estabelecimento modelo, era preferida a nível nacional pelos que desejavam seguir a carreira do comércio. Desde o ano lectivo de 1910/1911 até ao ano lectivo de 1963/1964, a Escola obteve 8450 inscrições/matrículas, verificando-se uma maior procura de formação nesta Escola, durante toda a década de 1910 até ao ano lectivo de 1923/1924. (...)

1910

                Publicidade em 1908                             Ficha de Matrícula                            Revista “Guarda-Livros”, 1908

     

A “Escola Prática Comercial Raul Dória” fechou as suas portas no final do ano lectivo de 1963/1964, ao fim de 62 anos de actividade. Com o encerramento da Escola, o Palacete das Lousas que albergou a Escola durante 57 anos, foi demolido para dar lugar ao actual edifício do Jornal de Notícias, nas imediações da Trindade

A nova “Escola Profissional Raul Dória” iniciou a sua actividade em 1 de Outubro de 1990, com os cursos de “Técnico de Contabilidade”, “Técnico de Informática de Gestão” e “Técnico de Serviços Comerciais/Comércio Externo”. A Escola funciona actualmente na Praça da República, no Porto, junto ao Instituto Francês, tendo inicialmente funcionado na Rua Santa Catarina, e posteriormente, na Rua Fernandes Tomás,  e tem cerca de 200 alunos distribuídos por cinco cursos conferindo o diploma de fim de estudos secundários equivalentes ao 12.º ano e qualificação profissional de nível III (UE).

Sobre a nova Escola, os próprios familiares ficaram surpreendidos com a sua criação, pois não foram consultados, como esclareceria o neto de Raul Dória, Raul Narciso da Silva Dória, que a propósito escreveu::

«Aqui fomos surpreendidos, nós e o nosso pai, ainda vivo, com a publicidade feita à abertura da nova Escola. Como já tinham decorridos mais de 50 anos do desaparecimento do Avô e portanto o seu nome tinha caído “em domínio público” nada podíamos fazer. Entretanto, por contactos feitos com a Directora da nova Escola, viemos a saber tratar-se duma homenagem ao velho Professor, o que muito honrou a sua memória.».

fotos in: Hemeroteca Digital

4 comentários:

Carlos Caria disse...

Olá ainda tenho um bonito alfinete de lapela, dos anos 60 antes do fecho deste excelente escola de comércio do Porto.

Luís Filipe de Sousa da Cunha disse...

se funcionou na Rua de Santa Catarina, não sei, mas quando eu entrei para o curso de informática de gestão, a escola ficava situada relativamente perto da Escola António Nobre, numa das ruas que desciam da Costa Cabral, penso que na última delas antes de chegar ao Marquês, só no ano lectivo seguinte é que a escola foi transferida para a Rua Fernandes Tomás, onde estive mais dois anos, também não sou do tempo dela na Praça da República, na minha altura os únicos sistemas de computação por rede, eram apenas "internos", tipo todos os computadores de um Banco poderiam estar ligados entre si, hoje em dia é global, até posso comunicar com alguém no Japão, tive a aprender a trabalhar com comandos de DOS, para vir agora um puto e num click do rato faz algo em segundos que a mim poderia durar mais que alguns minutos, mas sem dúvida que foi o nome prestigiante da escola que me fez ingressar no ensino profissional, abandonando a Escola Secundária de àguas Santas já com o décimo ano cumprido e que o tive que repetir na Escola Profissional Raúl Dória

Manuel Santos disse...

Actualmente, esta Escola está instalada na Praça da República.

Anónimo disse...

Esta Escola actualmente está instalada na Praça da República.